URUGUAIANA JN PREVISÃO

estreia

Zanin diz que ação por estelionato não pode seguir sem representação da vítima

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Esta foi a primeira decisão de Zanin como ministro do STF.

Empossado na semana passada, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinou sua primeira decisão monocrática na corte. O caso envolve um casal acusado de estelionato e o Ministro entendeu que, sem representação da vítima, a ação penal não pode ter continuidade.

O ministro entendeu que, conforme precedente firmado em 2021 pelo Supremo no HC 180.421, as alterações previstas na Lei.13.964/2019 (conhecida como pacote anticrime) quanto à necessidade de representação nos casos de estelionato devem ser aplicadas aos processos em andamento, mesmo após o oferecimento da denúncia, desde que antes do trânsito em julgado. "A partir do julgamento do HC 180.421/SP, de relatoria do ministro Edson Fachin, ocorrido em 22/6/2021, a 2ª Turma decidiu pela retroatividade da necessidade de representação da vítima nas acusações em andamento por estelionato, crime em relação ao qual a Lei 13.964/2019 alterou a natureza da ação penal para condicionada à representação da vítima", afirma na decisão. 

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte entendeu da mesma forma, extinguindo a punibilidade dos acusados. A vice-presidência do TJ-RN, no entanto, admitiu recurso especial. Os acusados entraram com Habeas Corpus no Superior Tribunal de Justiça solicitando o arquivamento do caso, o que foi negado. Os acusados foram ao Supremo. Zanin não conheceu do Habeas Corpus mas concedeu, de ofício, o pedido para restabelecer o acórdão do TJ-RN que extinguiu a punibilidade do casal e trancou a ação penal.  "Tenho por cogente adequar o julgado e, consequentemente, obstar a continuidade da persecutio, sobretudo diante da renúncia expressa da vítima ao exercício da representação, diga-se, por meio de documento válido", conclui Zanin na decisão.

Barroso é o próximo presidente do STF e Fachin será vice Anterior

Barroso é o próximo presidente do STF e Fachin será vice

Empossada primeira ministra negra do TSE Próximo

Empossada primeira ministra negra do TSE

Deixe seu comentário