URUGUAIANA JN PREVISÃO

Declaraçãso

A um mês do prazo final, apenas 43% das Declaração Anual de Rebanho foram entregues

O prazo final para a Declaração Anual de Rebanho se aproxima. O dia 31 de outubro é o último para cumprir esta obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal. A menos de um mês para o fim, foram feitas apenas 43% das 380 mil declarações esperadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Apenas quatro municípios já computam 100% de declarações entregues: Erval Grande, Mampituba, São Domingos do Sul e Severiano de Almeida. 

Desde 2022, a atualização cadastral está mais completa, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal, o que torna a declaração mais extensa. Por isso, não é aconselhável que seja protelada até a última hora. “Manter esses dados atualizados pelo produtor é de extrema importância, porque todas as políticas públicas voltadas para a sanidade animal são baseadas nestas informações. Para que sejamos mais assertivos nas políticas públicas de saúde animal, precisamos estar com todas as informações o mais fidedignas possível", explica a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares Moraes. 

Como fazer 

No final de setembro, a Secretaria lançou o módulo online da Declaração Anual de Rebanho, disponível no Sistema de Defesa Agropecuária, o Produtor Online. Esse módulo permite ao produtor rural fazer a declaração diretamente via sistema, sem precisar se deslocar até à Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência. 

Para acessar a Declaração Anual de Rebanho, o produtor precisa apenas entrar normalmente no SDA - Produtor Online, com o mesmo login e senha que utiliza para emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs), por exemplo. O novo módulo tem layout responsivo para celulares e tablets, podendo ser acessado também nestes aparelhos. 

Quem ainda não tiver acesso ao Produtor Online, pode requisitá-lo na Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária de referência. As IDAs e EDAs continuarão a fazer a Declaração Anual de Rebanho no formato presencial.  

Arco realiza Dia da Carne para debater cadeia produtiva Anterior

Arco realiza Dia da Carne para debater cadeia produtiva

Parceria possibilitará cálculo de balanço de carbono nos sistemas agropecuários Próximo

Parceria possibilitará cálculo de balanço de carbono nos sistemas agropecuários

Deixe seu comentário