Final de Semana
Operação “Último Gole” tem segunda fase com prisões e menores apreendidos

Divulgação/Sestra - Equipes da Guarda Municipal e agentes de trânsito atuaram na fiscalização em bares e boates.
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra) realizou, na madrugada deste sábado, 11/10, a segunda fase da Operação “Último Gole”, com foco na fiscalização de estabelecimentos noturnos e prevenção ao consumo de álcool por menores de idade. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, e do Conselho Tutelar.
De acordo com a pasta, durante as abordagens, 16 adolescentes foram encaminhados pelos conselheiros tutelares após serem flagrados em situações que envolviam o consumo ou a oferta de bebidas alcoólicas. Três adultos foram presos em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM), acusados de fornecer e compartilhar álcool com os menores de idade. Todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde as ocorrências foram registradas.
Com um efetivo de 30 guardas municipais e 11 agentes de trânsito, a operação teve como objetivo reforçar a segurança pública e a proteção de jovens em ambientes de lazer noturno. Na área do trânsito, 12 infrações (multas) foram registradas, incluindo o caso de um motorista que se recusou a realizar o teste do etilômetro.
As equipes também fiscalizaram bares, boates e conveniências, verificando documentação e a procedência das bebidas comercializadas, em uma ação preventiva voltada à segurança sanitária e ao controle do metanol, substância altamente tóxica e que vem preocupando o país (dos 29 casos confirmados, 25 foram registrados em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul).
De acordo com a Vigilância Sanitária, não foram encontradas irregularidades nas bebidas fiscalizadas, e a equipe atuou de forma orientativa e preventiva, reforçando as medidas de segurança quanto ao armazenamento e à origem dos produtos.
A operação foi coordenada pelo secretário municipal de Segurança e Trânsito, José Clemente, e pelo adjunto, De. Enabar Padilha, que irão encaminhar os relatórios da ação às autoridades competentes para as devidas providências.
Deixe seu comentário