Diocese de Uruguaiana celebra a 34ª Romaria no domingo, 26/10
Combate Integrado
PF deflagra operação contra descaminho e corrupção

Divulgação - Operação Apáte combate descaminho e corrupção em Uruguaiana, com buscas e participação de servidores.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 8/10, a Operação Apáte, com o objetivo de combater crimes contra a Administração Pública praticados por um grupo criminoso atuante em Uruguaiana e região. A ação ocorreu em conjunto com a Receita Federal.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município, expedidos pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Rio Grande. As medidas visam reunir provas sobre a atuação do grupo investigado.
Segundo informações do inquérito policial, a organização comprava vinhos em freeshops localizados nas fronteiras de Uruguaiana e Paso de Los Libres (Argentina), bem como de Santana do Livramento e Rivera (Uruguai). Após a aquisição, os produtos eram internalizados irregularmente no Brasil e revendidos no mercado interno, utilizando aplicativos para a comercialização.
O esquema contava com a participação de funcionários dos Correios, que auxiliavam na operacionalização dos envios dos vinhos. A investigação apura a prática de crimes de descaminho, que consiste na importação irregular de mercadorias sem o pagamento dos impostos devidos, e de corrupção ativa e passiva, envolvendo servidores públicos.
A operação tem caráter preventivo e busca desarticular o grupo criminoso, além de reunir elementos para responsabilização judicial dos envolvidos. A Polícia Federal reforça a importância da atuação conjunta com outros órgãos, como a Receita Federal, para o combate a fraudes que lesam o patrimônio público e o comércio regular.
Deixe seu comentário