URUGUAIANA JN PREVISÃO

MARISELE VELASQUES

Pequenas gentilezas

Com a vida corrida e o tempo que aparenta estar cada vez menor para fazermos tantas coisas em um mesmo dia, ser gentil parece ser um gesto distante das tarefas a serem realizadas. Visivelmente as pessoas ficam mais cansadas e sem paciência, tudo é motivo para se irritar ou desanimar. É como correr intensamente em busca de algo que nunca alcançamos. Para deixarmos o dia mais leve e feliz podemos começar a praticar as pequenas gentilezas na convivência com outras pessoas, seja em casa ou no trabalho.

Ser gentil é ter uma ação intencional e voluntária, muitas vezes praticada sem esperar nada em troca, oferecendo ao próximo amabilidade, cortesia, delicadeza, e boa educação, demonstrando consideração e cuidado com os outros. Atitudes simples que deixam a rotina cansativa mais leve como: dar um bom dia pela manhã, mesmo sabendo que tem coisas para resolver que exigirão mais de você. É oferecer um café para o cliente que chega na loja. Levar o almoço pronto de vez em quando para a esposa descansar. Ensinar algo novo para alguém que tem curiosidade em aprender. Um exemplo bem simples é se todo mundo ajudasse com ao menos uma tarefa a ser realizada em casa, as donas de casa teriam mais tempo livre para elas e não terminariam seu dia tão cansadas. A violência e o desrespeito com o próximo tem aumentado e a falta da prática de ser gentil auxilia na construção de uma sociedade mais hostil.

Sabemos que todos nós temos nossos desafios e problemas para resolver, e que nem todos os dias serão tranquilos e produtivos, mas se formos gentis fazendo o bem para o próximo, além de estarmos fazendo o outro feliz, estaremos nos alegrando também trazendo para nós e para a outra pessoa um ambiente harmonioso. O segredo para não se perder da regra em ser gentil é tratar os outros como gostaríamos de sermos tratados, imagina um mundo sem discussões e maldades? É só por alguns instantes nos colocarmos no lugar da outra pessoa e pensarmos como gostaríamos que fizessem conosco. “Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também.” Lucas 6.3.

Em casa, no trabalho, no trânsito, onde estivermos, quando começamos a praticar simples gentilezas a vida se torna mais leve, a maioria das pessoas reconhecem com alegria e qualquer ambiente fica mais agradável de estar. Dias difíceis todos teremos, mas isso não significa que temos que descontar nos outros o que não está legal para nós. São as escolhas de como reagiremos às maneiras que os outros nos tratam que deixará tudo mais leve e feliz.

Já foi gentil com alguém hoje?

Pequenas gentilezas Anterior

Pequenas gentilezas

O mês dos livros Próximo

O mês dos livros

Deixe seu comentário