URUGUAIANA JN PREVISÃO

Expointer

Morfologia do Cavalo Crioulo abre a temporada de finais

Jürgen Mayrhofer/Arquivo Secom - O ato simbólico de abertura dos portões será às 8h, no Portão 2, do Parque Assis Brasil

A temporada das grandes finais do Cavalo Crioulo na 48ª Expointer começou oficialmente na tarde desta sexta-feira, 29/8, com o início da Morfologia, que reúne 283 animais na Arena do Cavalo Crioulo. A disputa vai eleger o Melhor Exemplar da Raça entre machos e fêmeas classificados ao longo de 2025, com o grande vencedor sendo conhecido no domingo, 31/8. 

O vice-presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas, André Luiz Narciso Rosa, destaca a competitividade do ciclo. “Foram 30 Passaportes, nove a mais do que no ano passado, percorrendo nove estados do Brasil. Mais de 2 mil animais participaram das seleções, o que confirma a qualidade que veremos nesta final”, afirmou. Entre as categorias mais disputadas estão as de Potrancas, com 39 na Menor e 40 na Maior, reforçando o crescimento e a qualidade das fêmeas em pista. 

As avaliações ficam a cargo dos jurados Eduardo Móglia Suñe e Luiz Alberto Martins Bastos, com Rodrigo Albuquerque Py como árbitro. Chegam à final exemplares selecionados em Passaportes, na Prévia Morfológica ou pelo Ranking das Exposições Morfológicas, vindos de nove estados: RS, SC, PR, DF, MS, MG, GO, MT e SP. 

Além da Morfologia, a agenda do Cavalo Crioulo reserva outro grande momento: a final do Freio de Ouro, que reunirá 96 conjuntos. As provas começam no dia 2 de setembro e seguem até o sábado, 6/9, quando será conhecido o campeão da edição 2025. 

Morfologia do Cavalo Crioulo abre a temporada de finais Anterior

Morfologia do Cavalo Crioulo abre a temporada de finais

Classificatória define as últimas vagas para o Freio de Ouro 2025 Próximo

Classificatória define as últimas vagas para o Freio de Ouro 2025

Deixe seu comentário