Diocese de Uruguaiana celebra a 34ª Romaria no domingo, 26/10
Feriado
Dia das Crianças anima o comércio

Fellipe Medeiros/JC - Lojas de Uruguaiana reforçam estoque, decorações e promoções especiais para impulsionar vendas do Dia das Crianças
O comércio de Uruguaiana se prepara para o Dia das Crianças, neste domingo, 12/10, e está otimista, com expectativa de crescimento nas vendas.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) em Uruguaiana, Paulo Locateli, o comércio local está com os estoques reforçados, vitrines decoradas e diversas ofertas, refletindo o padrão positivo registrado nas últimas datas comemorativas. Para esta data, em especial, é possível observar a diversificação das preferências dos consumidores.
De acordo com Locateli, todas as datas comemorativas já ocorridas em 2025, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, registraram crescimento em relação a 2024. “O movimento tem sido bem satisfatório e esperamos alcançar o auge neste sábado, como ocorre tradicionalmente”, afirmou o presidente do Sindilojas.
Sobre os fatores que impulsionam o comércio, Locateli destacou a influência de turistas e do público estrangeiro. Segundo ele, o aumento do movimento em Uruguaiana é impulsionado principalmente pelos argentinos e visitantes de outras cidades da região, como São Borja, Alegrete, Quaraí, Santana do Livramento e Santa Maria, que vêm comprar em lojas, free shops e redes locais. Esses turistas contribuem significativamente para o crescimento das vendas, reforçando o papel de Uruguaiana como polo comercial da fronteira oeste.
Além dos brinquedos tradicionais, roupas e calçados infantis têm registrado grande procura. Lojas antes focadas apenas em brinquedos registram agora movimento intenso em confecção e calçados, refletindo a diversificação das compras para a data.
O fluxo de consumidores varia ao longo da semana. Nesta quinta-feira, 9/10, o movimento ainda não atingiu seu pico. Locateli observa que a movimentação tende a se intensificar no fim de semana, quando famílias visitam lojas do centro e os diversos Free shop, atraídas por promoções, enfeites nas vitrines e campanhas especiais voltadas ao público infantil.
Setores de confecção e calçados infantis também se beneficiam do aumento de vendas. Segundo Locatelli, essa diversificação movimenta vários segmentos do comércio local, reforçando o impacto econômico do Dia das Crianças e incentivando lojistas a investir em promoções mais criativas e planejamento de estoque.
Roney Santos e sua irmã, Grazielle Santos, comentaram que vão priorizar presentes de acordo com a idade dos sobrinhos: roupas e calçados para os mais novos e brinquedos para os mais velhos.
A empolgação do comércio impulsiona o desempenho das vendas. Tanto lojas do centro quanto free shops da cidade registram expectativa positiva, criando um ambiente favorável à compra e consolidando tendências observadas em datas comemorativas anteriores, como compartilhar Locateli.
Perspectiva futura
Para além do Dia das Crianças, os lojistas se organizam de acordo com o calendário futuro. Já é possível encontrar preparativos para o Halloween e já começam a surgir nas vitrines artigos natalinos, indicando maior planejamento para o restante do ano.
Deixe seu comentário