URUGUAIANA JN PREVISÃO

Calendário Nacional

Campanha municipal de atualização da caderneta de vacinas começou

Secom PMU - Campanha de vacinação infantil e atividades escolares reforçam prevenção e vigilância epidemiológica durante outubro em Uruguaiana.

Nesta segunda-feira, 6/10, o município deu início à campanha “Bora Atualizar a Caderneta de Vacina”, com o objetivo de garantir que crianças e adolescentes menores de 15 anos mantenham a imunização em dia. A iniciativa envolve todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) e a Sala de Vacina Central, seguindo o calendário nacional de vacinação até 31/10, com foco na prevenção de doenças como sarampo, meningite e difteria. 

O destaque será o Dia D, em 18/10, quando todas as unidades de saúde funcionarão em horário estendido, oferecendo vacinação e serviços de saúde da mulher. Na Sala de Vacina Central, atividades recreativas marcarão a ocasião. Durante todo o mês, também haverá ações itinerantes e vacinação em escolas, ampliando o acesso da população e incentivando a atualização das carteiras de vacinação. 

As equipes de saúde realizarão atendimento em horário estendido na Sala de Vacina Central nesta quarta-feira, 8/10, e nos dias 15, 22 e 29, das 18h às 21h, além de verificar cadernetas e aplicar vacinas em crianças e adolescentes nas escolas, conforme disponibilidade das equipes. 

Entre as ações escolares, haverá vacinação itinerante com pontos montados em diferentes instituições: o primeiro deles foi a Escola Municipal de Ensino Básico Marília Sanchotene, que recebeu a ação nesta terça-feira, 7/10, e volta a receber na quinta-feira, 9/10); Escola Rui Barbosa, nos dias 14 e 16; escola municipal de ensino fundamental Moacyr Ramos Martins, nos dias 21 e 23; e escola municipal de  educação infantil Tia Nina, nos dias 29 e 30), atendendo a comunidade das 16h às 18h30. A Semana da Criança, de 13 a 18/10, contará com atividades recreativas na Sala de Vacina Central, enquanto o Dia Rosa, em 25/10, terá ênfase na vacinação contra HPV, das 09h às 13h. 

Segundo a secretária de Saúde, Dra. Ane Barreto, a campanha de vacinação protege cada criança individualmente e fortalece a saúde coletiva. A iniciativa busca atingir 100% das crianças e adolescentes com imunização em dia, promovendo prevenção contínua e conscientização sobre cuidados com a saúde pública. 

Combinando vacinação em ESFs, ações escolares, horários estendidos e atividades recreativas, o município reforça estratégias preventivas e amplia a cobertura vacinal, garantindo proteção à comunidade e manutenção do controle epidemiológico de doenças preveníveis. 

Cronograma: 

  • Vacinação em horário estendido na Sala de Vacina Central nos dias 08, 15, 22 e 29/10, das 18h às 21h; 
  • Vacinação nas escolas, com equipes das ESFs verificando a situação vacinal e aplicando vacinas em crianças e adolescentes a partir de 9 anos, além da verificação de caderneta para menores de 9 anos, conforme disponibilidade das equipes; 
  • Vacinação itinerante, com pontos montados nas seguintes escolas, das 16h às 18h30: 
  • 07 e 09/10 – EMEB Marília Sanchotene Felice 
  • 14 e 16/10 – EMEB Rui Barbosa 
  • 21 e 23/10 – EMEF Moacyr Ramos Martins 
  • 29 e 30/10 – EMEI Tia Nina; 
  • Dia D de vacinação, em 18/10: todas as ESFs funcionarão em horário estendido, com vacinação e atendimentos de saúde da mulher. Na Sala de Vacina Central, haverá atividades recreativas; 
  • Semana da Criança, de 13 a 18/10, com atividades recreativas na Sala de Vacina Central; 
  • Dia Rosa, em 25/10, com a Sala de Vacina Central aberta das 09h às 13h, oferecendo vacinas do calendário básico, com ênfase na vacinação contra HPV. 


Santa Casa reabre internação pediátrica Anterior

Santa Casa reabre internação pediátrica

Uruguaiana mantém vigilância diante de surto de meningite Próximo

Uruguaiana mantém vigilância diante de surto de meningite

Deixe seu comentário