URUGUAIANA JN PREVISÃO

Marisele Pereira Velasques

Recesso escolar

O recesso é um período de pausa nas aulas definido pelo calendário escolar e segue a legislação educacional vigente, mas a instituição permanece aberta para atividades administrativas e, em alguns casos, plantão para atendimento à comunidade escolar. É o momento de proporcionar descanso aos alunos trazendo benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes, sendo o principal deles o convívio familiar e o estreitamento de suas relações e também com os amigos. É nesse sentido que se manifesta a importância das férias escolares.

Para os professores é um período importante para se desconectar do ambiente de trabalho, preenchendo o esgotamento mental que pode surgir ao lidar com as demandas constantes da sala de aula e responsabilidades que se estendem ao chegar em casa depois de um dia cansativo como: correção de avaliações e planejamento de aulas, formações continuadas, estudos, especializações, preenchimento de planilhas e tabelas com dados obtidos em sala de aula. Também o momento tão esperado de estar mais com seus familiares.

Diferente das férias que são um período de descanso remunerado, no recesso pode acontecer atividades para planejamento pedagógico e administrativas na escola, recuperação de aulas e avaliações. A escola não para, apenas libera seus professores e alunos para alguns dias de descanso. A lei fala que as escolas públicas de Educação Básica devem cumprir 200 dias letivos de aula, fora este período estão as férias dos professores e o recesso escolar.

Alguns pais perguntam ansiosos pelas datas para se organizarem com suas famílias como irão aproveitar esse período, mas outros reclamam por não ter com quem deixar seus filhos, como se escola fosse depósito de crianças. Se analisarmos com cuidado um ano tem 365 ou 366 dias, 200 as crianças e os adolescentes estarão na escola e os outros com a família, incluindo finais de semana e feriados. Escola é lugar de aprendizagem, convivência e descobertas, não o endereço do passa tempo para a criança ficar. São muitos profissionais que ali trabalham, que estudaram e ainda estudam, se formaram e se especializaram para oferecer uma educação de qualidade, que muitas vezes não convivem direito com seus familiares e ficam distantes de seus filhos.

Antes de reclamar é preciso entender que a responsabilidade de estar e educar o filho são dos pais, o objetivo de estar na escola é para aprender conhecimentos científicos e essa fase passa e logo nem na escola o estudante vai estar mais, porque irá se formar e construir sua própria vida. Enquanto muita gente fica reclamando tem outras vibrando que vão conseguir passar mais tempo com os filhos e aproveitar esses poucos dias  de folga para curtir, desacelerar e passear.

Recesso escolar Anterior

Recesso escolar

Pequenas gentilezas Próximo

Pequenas gentilezas

Deixe seu comentário