Vinte projetos culturais são selecionados pelo edital da PNAB
Imperadores do Sol
Atual campeã do Carnaval apresenta samba-enredo à comunidade no Parcão
Divulgação / Imperadores do Sol - Imperadores do Sol apresenta neste domingo o samba-enredo “Santo de Casa Faz Milagre”, inspirado na fé e na superação.
A escola de samba Imperadores do Sol, atual campeã do Carnaval de Uruguaiana, apresenta neste domingo, 9/11, às 20h, o samba-enredo que conduzirá o desfile de 2026. O evento, na Concha Acústica do Parcão, marca o início de um novo ciclo carnavalesco para a escola, reconhecida pela força simbólica e pelo engajamento cultural da comunidade.
O título de 2025 coroou um momento histórico para a Imperadores: pela primeira vez desde sua fundação, em 2007, a escola conquistou o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, com o enredo “Memórias das Águas, a Alma Gaúcha que Emerge entre Rios”. O desfile encantou o público e os jurados ao celebrar a cultura, a história e o orgulho do povo gaúcho, com três carros alegóricos e mais de 900 componentes.
Agora, a campeã se prepara para um novo desafio. Com o tema “Santo de Casa Faz Milagre – Uma Contação de Bará”, o enredo de 2026 presta homenagem à religiosidade afro-gaúcha e ao orixá Bará, guardião das encruzilhadas e mensageiro entre mundos. A narrativa propõe, por meio da música e da estética carnavalesca, revisitar a resistência negra no Sul e o sincretismo que molda o batuque gaúcho.
O samba, composto por Diego Nicolau e Gabriel Mello, e interpretado por Pitty de Menezes e Vinycinho Júnior, evoca espiritualidade, ancestralidade e superação. Em um de seus versos mais marcantes: “O que o fogo destruiu, Exu me devolveu / A chama da luta sou eu”, a escola faz referência ao episódio de 2025, quando um carro alegórico do abre-alas foi consumido por um incêndio logo após o desfile. O incidente, que causou prejuízo estimado em R$ 80 mil, acabou transformado em símbolo de renascimento dentro da narrativa da escola.
A Imperadores vive um momento de renovação. A festa de lançamento também apresenta a nova direção artística, sob o comando de Matheus Medeiros, e o casal de mestre-sala e porta-bandeira Thiaguinho Mendonça e Sabrina Falcão, além de outras novidades ainda não divulgadas. O trio de carnavalescos formado por Jaqueline Miranda, Gabriel Mello e Victor Santos assina o projeto visual, que deve unir tradição e inovação na avenida.
A celebração deste domingo conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Uruguaiana, da Prefeitura Municipal, da M Vision Comunicações e de patrocinadores como Cibele Móveis e Amigo Viva Conexões Reais. O evento será gratuito e aberto ao público, com apresentações da bateria, passistas e intérpretes oficiais, além da presença de representantes das demais escolas da cidade.
Ao transformar a dor em arte, a Imperadores reafirma seu protagonismo no carnaval da Fronteira Oeste. A campeã de 2025 volta à avenida com a promessa de fazer da fé e da resistência os pilares de mais um desfile histórico.
Enredo: Santo de Casa Faz Milagre – Uma Contação de Bará
Compositores: Diego Nicolau e Gabriel Mello
Intérpretes: Pitty de Menezes e Vinycinho Júnior
ALUPO, EXU! ALUPO, BARÁ!
Abre caminho e guia meu caminhar
Adakê, Mojubá… Laroyê!
Tem a chave da porteira
Pra gira ancestral correr
Fundamento entranhado
Em terra velha guardado
Ritual Jeje, Nagô ô ô ô ô
É Cabinda, Ijexá, negra tradição de Oyó
Batuque em casa de quem nunca anda só
Abre o terreiro, eu quero ver
Quem é daqui não se embalar
Ô firma ponto o alabê, xirê de orixá
Obá Kao, Xangô Kabecilé
Faz a justiça prevalecer
Enfim chegou o Redentor
Herdeiro, curandeiro, Xapanã
Príncipe admirado, elo de um novo amanhã
Batuque…
Sincretismo gaúcho em quimbanda
Reverência da nossa umbanda
Catiço forte, duro de derrubar
Vem ver
Santo de casa também faz milagre
Ponta de lança contra a adversidade
Renasce com as águas de Oxalá
Valeu, irmão
Tua voz está em cada coração
É tudo nosso
Vai na ginga, meu eterno campeão
O que o fogo destruiu, Exu me devolveu
A chama da luta sou eu
Imperadores, protegida de Bará
Quem corre gira tem história pra contar

Deixe seu comentário