Estudo revela que crimes contra a vida seguem sem prioridade do poder público
Funcionamento
Santa Casa reabre internação pediátrica

Clarisse Amaral/JC - Agora, conforme o prefeito Carlos Delgado, houve o pagamento dos valores devidos não somente aos médicos pediatras, mas a todos os profissionais da instituição.
Depois de 36 dias fechada, a unidade de internação pediátrica do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) foi reaberta na manhã desta terça-feira, 7/10. A retomada dos serviços foi possível graças a recontratação dos dois médicos pediatras que haviam pedido demissão. As negociações para que sanar essa crise foram comandadas pelo prefeito Carlos Delgado (PP) e tiveram a participação da Câmara de Vereadores, através da aprovação de projetos que resultaram na destinação de recursos ao HSCU, e ainda de doações do Instituto Maragata, mantido pelo empresário Carlos Alberto ‘Cabeto’ Martins Bastos.
A escala de atendimento na pediatria da Santa Casa era realizada por dois médicos pediatras, auxiliados por outros cinco médicos clínicos gerais. Esses especialistas pediram demissão por conta de constantes atrasos salariais e falta de materiais e insumos na unidade. Com isso, por preciso suspender as internações, já que a unidade não poderia seguir funcionando apenas com médicos generalistas. Agora, conforme o prefeito Carlos Delgado, houve o pagamento dos valores devidos não somente aos médicos pediatras, mas a todos os profissionais da instituição.
Desde o início do mês passado, na troca da gestão da Santa Casa, com a novidade so Dionathan (Nicorena, novo gestor do HSCU), nós já tínhamos alguns problemas dentro do hospital, como a demissão dos profissionais do pronto-socorro, e da pediatria.
E isso ocasionou um novo protocolo de atendimento do hospital onde a pediatria ficou cerca de 30 dias fechada e esse protocolo foi o atendimento foi feito dentro do pronto-socorro. Por não ser o local ideal e apropriado,
“Se fez muito esforço, e com ajuda da Câmara de Vereadores, que aprovou os recursos, e do Conselho Municipal de Saúde, que também deu seu aval, no dia de hoje se conseguiu viabilizar a parte financeira e pagar os médicos. E através do Instituto Maragata, que doou materiais que eram necessários pediatria, a questão dos materiais e insumos foi sanada”, explica Delgado.
O prefeito destaca que profissionais são os mesmos que já atuavam na unidade. “A Dra. Carla e o Dr. Lucas. A Dra. Carla Argemi, inclusive, segue sendo a responsável técnica (RT) pela unidade. E os profissionais clínicos que compõem a equipe também continuam os mesmos”, diz.
Assistência mantida
Durante os mais de 30 dias em que as internações pediatrias estiveram suspensas, o atendimento a crianças na Santa Casa foi feito pelo pronto socorro. Nos casos de crianças precisando de internação, a saída foi a transferência para outros hospitais, através do sistema de gerenciamento de leito do estado.
Deixe seu comentário