URUGUAIANA JN PREVISÃO

Balanço

Irga publica primeiro relatório da evolução da semeadura

Divulgação/Irga - Fronteira Oeste tem 145 hectares em linha, representando 0,05% da intenção de área

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou, nesta sexta-feira, 26/9, o primeiro balanço do avanço da semeadura da safra 2025/2026 no Rio Grande do Sul. O documento reúne dados captados pelos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates). 

O mês de outubro é considerado tecnicamente o período preferencial para a semeadura do arroz irrigado no Estado, garantindo melhor aproveitamento das condições edafoclimáticas. A tendência é que, com maior estabilização do clima, as janelas de plantio se ampliem e o ritmo de implantação da cultura avance de forma mais consistente em todas as regiões. 

Até o momento, foram implantados 17 521 hectares, o que corresponde a 1,9% da intenção total de semeadura, estimada em 920 071 hectares para o ciclo. 

O levantamento por região arrozeira indica que a Região Central tem 1 424 hectares semeados no sistema pré-germinado. A Fronteira Oeste tem 145 hectares em linha, representando 0,05% da intenção de área. A Planície Costeira Interna possui 5 180 hectares em pré-germinado, correspondendo a 3,69% da previsão regional. A Planície Costeira Externa possui 1 582 hectares em pré-germinado, o equivalente a 1,67% da área esperada. Já a Zona Sul tem 9 190 hectares em linha, correspondendo a 5,87% da intenção de semeadura. Por fim, a região da Campanha ainda não registra áreas semeadas, em função das chuvas recorrentes que têm limitado as operações de campo. 


Irga publica primeiro relatório da evolução da semeadura Anterior

Irga publica primeiro relatório da evolução da semeadura

Federarroz orienta foco na exportação e redução de área plantada Próximo

Federarroz orienta foco na exportação e redução de área plantada

Deixe seu comentário