URUGUAIANA JN PREVISÃO

regimento interno

Uruguaiana terá representantes em colegiado estadual do carnaval

Solange Brum/Ascom Sedac - Assembleia no Teatro de Câmara Túlio Piva marcou a eleição de titulares e suplentes do colegiado de Carnaval do RS.

O Colegiado Setorial de Carnaval do Rio Grande do Sul passa a contar com três representantes de Uruguaiana, eleitos durante assembleia no Teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre, nesta terça-feira, 24/9. O grupo tem como missão assessorar a Secretaria da Cultura (Sedac) na formulação de estratégias e diretrizes que valorizem o setor e sua diversidade artística em todo o estado. 

A assembleia definiu os titulares e suplentes do colegiado, além de aprovar o regimento interno. Uruguaiana está representada por Adan Maghayver Ferreira Sarquis, Jorge Aurélio Alves Quirino e Pedro Luiz Nunes dos Anjos, presidentes das escolas de samba Imperadores do Sol, Os Rouxinóis e Deu Chucha na Zebra, respectivamente, reforçando  

a participação da cidade nas discussões sobre políticas públicas carnavalescas. O colegiado inclui ainda integrantes de outros municípios, abrangendo manifestações culturais, como blocos de rua, escolas de samba e mirins. 

Além dos titulares, o colegiado contará com sete suplentes e cinco integrantes indicados pela Sedac, todos com mandato de dois anos, assegurando continuidade e diversidade na formulação de ações e políticas voltadas ao Carnaval. 

Segundo o secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, o colegiado pretende fortalecer tanto a identidade cultural quanto a economia local, por meio de políticas que gerem emprego e renda. Ele ressaltou que os colegiados setoriais funcionam como espaços de escuta, permitindo que a sociedade civil participe da construção de estratégias, análise de relatórios e elaboração de planos que contemplem todos os segmentos do Carnaval. 

Durante o evento, foram discutidas estratégias para valorização de blocos e escolas, incluindo apoio técnico, difusão cultural e integração entre municípios. A ação busca criar políticas consistentes que fomentem não apenas a expressão artística, mas também a cadeia produtiva que envolve o setor, desde músicos até organizadores e fornecedores, fortalecendo a economia criativa local. 

Cia Clandestinos apresenta peça na Feira do Livro de Alegrete Anterior

Cia Clandestinos apresenta peça na Feira do Livro de Alegrete

Uruguaiana celebra o 20 de Setembro com desfile abaixo de chuva Próximo

Uruguaiana celebra o 20 de Setembro com desfile abaixo de chuva

Deixe seu comentário