URUGUAIANA JN PREVISÃO

Safra gaúcha 2024/25

Conab prevê queda na cultura de soja e crescimento do arroz

imagem ilustrativa.

- RS enfrenta desafios climáticos, mas observa crescimento nas produções de arroz, milho e canola na safra 2024/25.

O Rio Grande do Sul concluiu a safra 2024/25 com 35,9 milhões de toneladas de grãos, conforme o 12º levantamento da Conab, divulgado em 11/9. O ajuste representou 2,6 milhões de toneladas a mais que a previsão anterior, mas ainda 7,8% abaixo da safra anterior, que alcançou 38,92 milhões de toneladas. A área plantada ficou em 10,61 milhões de hectares, praticamente estável. 

Impacto  

A soja, principal cultura do estado, sofreu perdas significativas devido à estiagem e altas temperaturas que afetaram as regiões produtoras entre dezembro e fevereiro. A produção foi estimada em 16,6 milhões de toneladas, representando uma queda de 23,6% em relação à safra anterior.  

Apesar disso, a área cultivada aumentou 1,7%, totalizando 7,1 milhões de hectares. A produtividade média foi de 2.342 kg/ha, a menor entre os estados produtores. 

Crescimento 

 Por outro lado, o arroz e o milho apresentaram desempenho positivo. A produção de arroz foi estimada em 8,7 milhões de toneladas, um aumento de 22% em relação à safra anterior, com uma produtividade média de 9.021 kg/ha.  

A área cultivada cresceu 7,5%, totalizando 968,1 mil hectares. Já o milho da primeira safra teve uma produção de 5,43 milhões de toneladas, um crescimento de 12%, com produtividade média de 7.590 kg/ha. 

Expectativas 

As culturas de inverno também apresentam variações. A produção de trigo foi estimada em 3,7 milhões de toneladas, uma redução de 6,3%, com área cultivada de 1,2 milhão de hectares.  

A aveia branca teve uma produção prevista de 950,3 mil toneladas, um aumento de 12,8%, com área cultivada de 384,6 mil hectares. A canola, por sua vez, apresentou um crescimento expressivo, com produção projetada em 306,5 mil toneladas, aumento de 58,8%, e área cultivada de 209,9 mil hectares. 

Apesar das adversidades climáticas que impactaram a soja, o Rio Grande do Sul demonstrou resiliência com o crescimento nas produções de arroz, milho e canola.  


Expointer 2025 teve quase R$ 1 milhão na comercialização de ovinos Anterior

Expointer 2025 teve quase R$ 1 milhão na comercialização de ovinos

Lançamento da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre dia 1º Próximo

Lançamento da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre dia 1º

Deixe seu comentário