Câmara aprova o Abril Laranja contra maus-tratos aos animais
Brigada Militar
CRPO Extremo Oeste terá novo comandante a partir de hoje

Divulgação - Coronel Cilon Freitas da Silva assume o CRPO-EO, sucedendo o coronel Otemar Bianchini.
O Comando Regional de Polícia Ostensiva Extremo Oeste (CRPO- EO) da Brigada Militar terá novo comandante a partir desta quarta-feira, 24/9. O coronel Otemar Maia Bianchini deixa o cargo e passa para a reserva remunerada. Ele passará o comando da unidade para o coronel Cilon Freitas da Silva. A solenidade será realizada às 11h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.
Quem chega
O coronel Cilon Freitas da Silva, de 51 anos, assume o comando do CRPO Extremo Oeste. Ingressou na Brigada Militar (BM) em 17/2/1992 e soma 33 anos de atividade policial. Formado em Ciências Militares, possui especializações em Segurança Pública, Direitos Humanos e Gestão de Pessoas, além de mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Ao longo da carreira, atuou em diversas unidades e coordenou programas estratégicos, incluindo o comando do CRPO Planalto e do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Novo Hamburgo, além da chefia da Comunicação Social da BM. Recebeu diversas medalhas e honrarias, como a de Serviço Policial Militar (ouro, prata e bronze), além de reconhecimentos do Ministério da Justiça e do Exército Brasileiro, o que reforça sua experiência de liderança e trajetória na corporação.
Quem se despede
O coronel Otemar Maia Bianchini, natural de Santiago, deixou o comando do CRPO Extremo Oeste após liderar a unidade até agosto. Ingressou na BM em 17/2/1992, mesma turma de formação de seu sucessor, e construiu uma trajetória marcada por comando de batalhões de choque, participação em operações da Força Nacional e inúmeras condecorações. Entre elas, destacam-se as medalhas de Serviço Policial Militar (ouro, prata e bronze) e a do Mérito da Força Nacional, no grau “Pacto Federativo”
Um ano em Uruguaiana
Inaugurado em agosto de 2024 o CRPO Extremo Oeste acaba de completar um ano de instalação, e está localizado junto à Escola Estadual João Fagundes, no bairro São Miguel. A unidade atende 16 municípios, o que corresponde a cerca de 24% da área de responsabilidade da Brigada Militar no Estado.
O comando integra o 1º BPAF Uruguaiana, o 2º BPAF São Borja e o 5º Regimento de Polícia Montada, em Santiago, conectando essas unidades ao comando-geral em Porto Alegre e aproximando a corporação da comunidade local.
Desde sua instalação, atua com foco no policiamento ostensivo, na proteção da comunidade e na manutenção da ordem pública, com atenção especial à integração das forças de segurança e à modernização da frota.
Entrega dos veículos
Logo após a solenidade de passagem de comando e posse do novo comandante do CRPO/EO, haverá a entrega de viaturas. Entre elas, um Toyota SW4 do Fundo do Plano Rio Grande (FUNRIGS), destinado ao CRPO Extremo Oeste; um Toyota Hilux (FUNRIGS) e uma moto Honda Sahara do Programa de Integração e Segurança nas Fronteiras (PISEG), que vão para o 1º Batalhão de Polícia de Área Fronteiriça (BPAF), e um Corolla Cross do Fundo Especial de Segurança Pública (FESP), destinado ao 1º BPAF, em Alegrete. Os veículos reforçam a mobilidade e ampliam a capacidade operacional da Brigada Militar na região.
Deixe seu comentário