URUGUAIANA JN PREVISÃO

Violência Doméstica

Ocorrências de ameaça e estupro caíram, mas lesões corporais aumentaram

Ilustração/Pexels. - Houve 34 registros envolvendo violência doméstica, contra 36 em agosto de 2024.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP) divulgou os indicadores criminais referentes à violência doméstica no mês de agosto. Os números, monitorados pelos Indicadores da Violência Contra a Mulher, apontam uma leve redução nas ocorrências em Uruguaiana em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Foram 34 registros de crimes relacionados à violência doméstica em 2025, contra 36 em 2024, o que representa uma queda de 5,56%. Os dados abrangem cinco tipos de delitos: feminicídio tentado, feminicídio consumado, lesão corporal, estupro e ameaça. 

O dado mais marcante deste ano é o registro de um caso de feminicídio tentado em agosto de 2025, enquanto no mesmo mês de 2024 não havia nenhum. Esse tipo de crime ocorre quando o agressor inicia a tentativa de matar a vítima por razões de gênero, mas não consegue consumar o ato por fatores externos à sua vontade. 

As ocorrências de lesão corporal apresentaram um pequeno aumento: foram 12 casos neste ano contra 11 no ano passado, crescimento de 9,1%. Já as ameaças tiveram redução, passando de 22 registros em 2024 para 20 em 2025, uma queda de 9%. 

Outro dado relevante é a diminuição dos casos de estupro, que caíram de três em agosto de 2024 para apenas um em 2025, representando uma redução de 66,7%. Assim como no ano passado, nenhum feminicídio consumado foi registrado no município em agosto de 2025. 

 

Subnotificação  

 

Apesar da redução nas estatísticas, especialistas alertam que os números oficiais podem não retratar a realidade de forma integral. A subnotificação segue sendo um desafio no enfrentamento à violência doméstica. Muitas mulheres deixam de procurar ajuda por medo, vergonha ou dificuldade de acesso às redes de apoio e proteção. 

Por isso, a leitura desses dados deve ser acompanhada do fortalecimento de políticas públicas de prevenção, acolhimento e incentivo à denúncia, de forma a garantir avanços efetivos no combate à violência contra a mulher em Uruguaiana. 

 


Choque prende homem por tráfico de drogas no Cabo Luiz Quevedo Anterior

Choque prende homem por tráfico de drogas no Cabo Luiz Quevedo

Tráfico de drogas e armas aumentaram no munícipio em agosto Próximo

Tráfico de drogas e armas aumentaram no munícipio em agosto

Deixe seu comentário