Fiscalização
Operação atua contra o consumo de álcool e inspeciona estabelecimentos
Divulgação/Sestra. - A fiscalização aconteceu nos bairros Bela Vista, Centro e Vila Júlia na madrugada desta segunda.
Na madrugada desta segunda-feira, 27/10, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra) realizou mais uma etapa da Operação “Último Gole”, que tem como objetivo coibir o consumo e a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, além de fiscalizar bares, boates e conveniências da cidade.
A ação contou com a participação de Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, fiscais da Vigilância Sanitária e Conselheiros Tutelares, que percorreram diferentes regiões dos bairros Bela Vista, Vila Júlia e Centro.
Segundo dados da Sestra, durante a fiscalização, 11 adolescentes foram encontrados em situações irregulares relacionadas ao consumo de álcool. Três adultos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil por terem fornecido bebidas alcoólicas aos menores. O Conselho Tutelar prestou apoio no encaminhamento dos jovens às suas famílias e na adoção das medidas cabíveis.
Além do combate ao consumo de álcool por menores, os fiscais da Vigilância Sanitária verificaram a procedência das bebidas e as condições de funcionamento dos estabelecimentos. Em alguns locais, os responsáveis foram orientados sobre boas práticas e documentação necessária.
Enquanto isso, agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal atuavam nas imediações dos pontos fiscalizados. Ao todo, 40 veículos foram abordados. Um condutor que recusou o teste do etilômetro (bafômetro) teve o veículo apreendido e removido ao depósito credenciado.
De acordo com o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Clemente Corrêa, a operação segue com o propósito de garantir a segurança e a integridade dos jovens, além de responsabilizar adultos que incentivam práticas ilegais. Ele destacou ainda que os casos envolvendo estabelecimentos serão encaminhados ao Ministério Público e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico para as devidas providências administrativas.
“Nosso trabalho é educativo e preventivo, mas também de responsabilização. Quando encontramos menores em situação irregular, precisamos agir com rigor e responsabilidade”, afirmou o secretário.
Corrêa pontua que a Operação “Último Gole” está em sua terceira fase e deve continuar ocorrendo em diferentes pontos da cidade nas próximas semanas, intensificando o combate ao consumo de álcool por menores e reforçando a fiscalização em locais que descumprem a legislação.

Deixe seu comentário