URUGUAIANA JN PREVISÃO

Concurso

Polícia Civil abre 720 vagas para escrivão e inspetor

Divulgação - O concurso terá provas objetivas e redação em Porto Alegre e região metropolitana em 18/01/2026, além de teste de aptidão física, avaliação psicológica e curso de formação profissional. O certame reserva vagas para pessoas com deficiência, negras, trans e indígenas, seguindo normas de inclusão.

A Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul publicou o Edital nº 06/2025, anunciando o Concurso Público para os cargos de Escrivão de Polícia e Inspetor de Polícia Civil. São oferecidas 720 vagas iniciais, com 360 para cada cargo, além de possíveis convocações durante o prazo de validade do certame. 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC) — www.fundatec.org.br — entre 27/10 e 26/11, até às 17h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 270,84. O concurso garante percentuais de vagas para pessoas com deficiência, negras, trans e integrantes de povos indígenas, conforme os Decretos Estaduais nº 56.229/2021 e nº 56.921/2023. 

As provas teóricas, compostas por questões objetivas e redação, serão realizadas em Porto Alegre e/ou região metropolitana, na data prevista de 18 de janeiro de 2026. Os locais e horários específicos serão divulgados a partir de 7 de janeiro de 2026.  

Os candidatos devem atender aos seguintes requisitos gerais: 

  • Possuir diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação até a data da posse; 
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, no mínimo na categoria "B", até a data da posse; 
  • Ter idade mínima de 18 anos; 
  • Estar em pleno gozo dos direitos políticos e civis; 
  • Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; 
  • Possuir saúde física e mental adequadas ao exercício das atividades inerentes à carreira policial; 
  • Possuir conduta moral, ética, social e profissional compatível com a função policial.  

O salário inicial para ambos os cargos é de R$ 7.299,54 para jornada de 40 horas semanais em dedicação exclusiva. Durante o Curso de Formação Profissional, os candidatos aprovados receberão bolsa de estudo correspondente a 50% dos vencimentos da primeira classe das respectivas carreiras. 

 As vagas são distribuídas da seguinte forma: 

 Escrivão de Polícia: 258 vagas para ampla concorrência, 36 para pessoas com deficiência, 58 para pessoas negras, 4 para pessoas trans e 4 para pessoas indígenas. 

  • Inspetor de Polícia: 258 vagas para ampla concorrência, 36 para pessoas com deficiência, 58 para pessoas negras, 4 para pessoas trans e 4 para pessoas indígenas.  

O concurso será realizado em duas etapas principais:  

  • Exame de Capacitação Intelectual, composto por prova objetiva e redação, Teste de Aptidão Física, avaliação psicológica e psiquiátrica, exame de saúde e sindicância da vida pregressa, todos com caráter eliminatório, classificatório ou ambos. 
  • Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório. 
Polícia Civil abre 720 vagas para escrivão e inspetor Anterior

Polícia Civil abre 720 vagas para escrivão e inspetor

Homem é preso em flagrante após agredir ex-companheira Próximo

Homem é preso em flagrante após agredir ex-companheira

Deixe seu comentário