Diabetes
PL propõe fornecimento gratuito de sensores de glicose
Reprodução - De acordo com o texto, o benefício será destinado a pacientes de 4 a 17 anos, com indicação médica e cadastro ativo no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Poder Executivo encaminhou ao Parlamento um projeto de lei (nº 175/2025) que autoriza o fornecimento gratuito de Sensores de Monitoramento Contínuo de Glicose (CGM) para crianças e jovens com Diabetes Mellitus tipo 1 atendidos pela rede pública municipal de saúde.
De acordo com o texto, o benefício será destinado a pacientes de 4 a 17 anos, com indicação médica e cadastro ativo no Sistema Único de Saúde (SUS). O fornecimento dos sensores será feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que também poderá estabelecer protocolos clínicos, diretrizes terapêuticas e ações de capacitação para profissionais e familiares sobre o uso dos dispositivos.
Os sensores de glicose funcionam por meio de um pequeno aparelho aplicado na pele, que mede continuamente os níveis de glicose no sangue, substituindo os métodos tradicionais de punção digital. A tecnologia oferece maior conforto, precisão e segurança no controle da doença, especialmente para o público infantil.
Na justificativa, o prefeito Carlos Delgado (PP) ressaltou que o projeto busca garantir equidade no acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, evitando complicações graves associadas ao descontrole glicêmico, como cegueira, insuficiência renal e doenças cardiovasculares.
Segundo o Executivo, a iniciativa é financiada com recursos de emenda parlamentar do deputado Carlos Gomes, no valor de R$ 150 mil, que possibilitaram a aquisição de 458 sensores e 20 monitores. Atualmente, 19 pacientes estão cadastrados para receber o benefício, com distribuição de dois sensores por mês, suficiente para um ano de tratamento.
O projeto segue agora para análise das comissões permanentes da Câmara Municipal. Se aprovado, representará um avanço na política de atenção à saúde em Uruguaiana, colocando o município entre os primeiros do Estado a adotar o monitoramento contínuo de glicose como medida pública de apoio a crianças e jovens com diabetes tipo 1.

Deixe seu comentário