Cultura
CineSolar leva cinema gratuito e sustentável à Biblioteca Municipal
Lucas Rosendo - O CineSolar promove cultura, sustentabilidade e acesso gratuito ao cinema em espaços públicos do município
O furgão do CineSolar estacionou na Biblioteca Municipal de Uruguaiana, na quarta-feira, 22/10, oferecendo sessões gratuitas de cinema para a comunidade. O evento contou com curtas-metragens às 18h30 e o filme Meu Malvado Favorito 4 às 19h30, com entrada livre e pipoca gratuita para os participantes. A iniciativa busca promover cultura, educação ambiental e sustentabilidade por meio de cinema movido a energia solar.
Além das sessões, os visitantes puderam conhecer o furgão, que funciona como uma estação móvel de cinema e ciência. O espaço apresenta conteúdos sobre sustentabilidade, tecnologia, arte e cultura de paz, permitindo interação prática e educativa para crianças e adultos. A visita ao veículo tornou-se uma atração complementar, aproximando o público do conceito de cinema itinerante e consciente.
O evento incluiu filmes e curtas-metragens com temáticas ambientais, recursos de acessibilidade e atrações para o público infantil. A escolha de locais públicos, como a Biblioteca Municipal, na Rua Santana, 2588, Centro, reforça a proposta de democratização da cultura, permitindo que a população tenha contato direto com conteúdos educativos e de entretenimento de forma gratuita e segura.
O CineSolar atraiu público diverso e reforçou a importância da educação ambiental aliada à cultura. Ao unir tecnologia, sustentabilidade e cinema, a iniciativa contribui para a formação de hábitos conscientes, além de ampliar o acesso a atividades culturais que normalmente dependem de espaços privados ou pagamento de ingresso. A ação em Uruguaiana integra um circuito nacional do CineSolar, que segue levando programação gratuita a diferentes regiões do país.
Parceria e iniciativa
O CineSolar é promovido pelo Instituto CPFL, em parceria com o Ministério da Cultura e a CPFL RGE, com produção da Brazucah Produções e apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Cultura. A 9ª edição do projeto é viabilizada pela Lei Rouanet, com patrocínio da CPFL RGE e colaboração do Governo Federal, levando cinema gratuito e sustentável a diferentes cidades brasileiras.
Deixe seu comentário