URUGUAIANA JN PREVISÃO

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Assembleia debaterá projeto sobre desoneração do arroz

Fernando Gomes/ALRS - Audiência debaterá proposta do deputado Felipe Camozzato que isenta de CDO o arroz em casca produzido no RS e destinado à exportação

A Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública para debater a isenção da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO), proposta pelo deputado estadual Felipe Camozzato (Novo). A solicitação do parlamentar para realização do debate foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. A reunião vai ouvir produtores, entidades e lideranças do setor.

A crise na produção fez o preço da saca de 50kg de arroz cair quase 50% em comparação a 2024. De acordo com levantamento publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no dia 14 de outubro, a estimativa para a próxima safra é de uma retração de 3% na área plantada e redução de 1 milhão de toneladas na produção na produção do grão. Esses dados reforçam a urgência por medidas de apoio ao produtor. Entre elas, a isenção da CDO do arroz para exportação pode ser uma solução para dar mais fôlego aos empreendedores e aumentar a competitividade do estado no mercado internacional.

O projeto

A audiência vai debater o projeto de lei protocolado por Camozzato na semana passada, que propõe acabar com a Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO) sobre o arroz em casca produzido no RS e destinado à exportação.

Camozzato destaca que a cobrança da taxa CDO sobre o arroz exportado contraria o princípio constitucional da não incidência de tributos sobre exportações, e prejudica a indústria local frente a concorrentes de outros estados e países que não enfrentam esse tipo de desvantagem.

“O arroz gaúcho, que a gente produz com tanto esforço aqui, no nosso Rio Grande do Sul, paga uma taxa na hora de ser exportado, a CDO, que serve para financiar o Irga, instituto que apoia nossos produtores com pesquisas, inovação e assistência técnica. O problema é que quando o nosso arroz é vendido para o exterior, ele continua pagando essa taxa, o que deixa nosso produto menos competitivo lá fora, já que outros estados e países não cobram esse custo sobre exportações”, explica.

O Deputado aponta que o impacto financeiro da mudança seria limitado: apenas 15% da arrecadação atual da CDO seria afetada, preservando 85% da verba destinada ao Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga).

“Nosso projeto isenta de CDO o arroz produzido e beneficiado no Rio Grande do Sul e que vai para exportação. Assim o produtor que investe, industrializa e exporta daqui ganha mais força para disputar o mercado e o Irga continua com recursos suficientes para manter suas atividades no estado, e o arroz gaúcho passa a competir de igual para igual lá fora”, argumenta o deputado.

Executivo quer alterar benefícios fiscais do Expansur Anterior

Executivo quer alterar benefícios fiscais do Expansur

Câmara realiza 2º Seminário Municipal do Carnaval Próximo

Câmara realiza 2º Seminário Municipal do Carnaval

Deixe seu comentário