URUGUAIANA JN PREVISÃO

LOA

Câmara está analisando a Lei Orçamentária Anual 2026

Fellipe Medeiros/JC - Projeto deve ser votado, em dois turnos, nos dias 9 e 11 de dezembro

Já está tramitando no Poder Legislativo o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. Ela é um dos três documentos que compõem o orçamento público e estabelece as receitas e despesas do município para o próximo ano fiscal. O processo segue o que determinam os artigos 118 e 119 da Lei Orgânica do Município e os artigos. 191, 192 e 193 do Regimento Interno do Legislativo. 

O projeto está disponível para consulta no site da Câmara de Vereadores (uruguaiana.rs.leg.br), na aba do serviço de apoio ao processo legislativo (SAPL). Neste momento, qualquer munícipe pode analisar o material e sugerir ações e programas, através dos gabinetes dos vereadores. É neste período também que o Legislativo realizada audiência pública para debater o projeto, seguindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O objetivo é garantir a participação e o controle social sobre o planejamento e o orçamento do Município, permitindo que a sociedade civil tenha tempo suficiente para analisar o projeto e, se for o caso, encaminhar sugestões ou solicitar alterações. 

Agora, os vereadores têm até o dia 26 de novembro para apresentar emendas ao projeto, que serão analisadas pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO). O parecer da comissão deve ser emitido até 8 de dezembro. 

A votação do projeto está prevista para ocorrer em dois turnos, nos dias 9 e 11 de dezembro, e o texto final deve ser encaminhado para sanção do prefeito até 15/12. Caso o prazo não seja cumprido, a legislação municipal prevê promulgação automática da LOA, garantindo que o orçamento entre em vigor no início do exercício seguinte. 

O rito detalhado reforça o compromisso da Câmara de Uruguaiana com a transparência, a legalidade e a participação popular na elaboração do orçamento municipal. 

Vereadora propõe criação do Programa Saúde nas Escolas Anterior

Vereadora propõe criação do Programa Saúde nas Escolas

Câmara aprova programa de renegociação de dívidas Próximo

Câmara aprova programa de renegociação de dívidas

Deixe seu comentário