Diocese de Uruguaiana celebra a 34ª Romaria no domingo, 26/10
fé e união
Diocese de Uruguaiana celebra a 34ª Romaria no domingo, 26/10

Divulgação / Mitra Diocesana - Momento de fé e emoção marca a chegada dos romeiros ao Santuário Diocesano.
Uruguaiana se prepara para viver mais um momento de fé e união com a realização da 34ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora, marcada para o ia 26 de outubro, domingo. Sob o tema “Com a Mãe Conquistadora, Peregrinos de Esperança”, a tradicional manifestação religiosa deve reunir milhares de fiéis em um percurso de oração, gratidão e devoção à padroeira da Diocese.
A programação do grande dia inicia às 8h, com a concentração dos romeiros em frente à Catedral Sant’Ana. Às 8h30, os participantes partem em caminhada rumo ao Santuário Diocesano, onde, às 10h, será celebrada a Santa Missa com Benção Apostólica e Indulgência Plenária. Após a celebração, a comunidade poderá desfrutar de momentos de confraternização na Praça de Alimentação, que abrirá ao meio-dia. Durante a tarde, a partir das 13h, estão previstas apresentações culturais, momentos de confissão e oração, encerrando o encontro às 15h, com a Benção do Envio.
Antes da Romaria, os fiéis participam da Semana da Padroeira, entre os dias 20 e 25 de outubro, que traz como lema “Mãe Conquistadora, rogai por nós!”. Durante esse período, serão realizadas missas diárias às 19h em diferentes comunidades: na segunda-feira, 20/10, na Catedral, na terça-feira, 21/10, na Paróquia São Miguel, quarta-feira 22/10, no bairro São João, na quinta-feira, 23/10, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na sexta-feira, 24/10, na Capelania Militar e no sábado, 25/10, novamente na Catedral, encerrando a programação preparatória.
Além das celebrações, a organização reforça o convite à solidariedade. Os fiéis são convidados a colaborar com o projeto do Santuário Diocesano, que segue em fase de melhorias estruturais. As doações podem ser feitas pelo Banco Sicredi (Agência 0523, Conta 22.059-0) ou via Pix: (55) 99151-4461.
Romaria Diocesana
Dedicada à Nossa Senhora Conquistadora, a Romaria Diocesana é considerada um dos momentos mais importantes do calendário religioso da região. A tradição reúne pessoas de diversas cidades que percorrem o trajeto movidas por fé, gratidão ou promessas atendidas. Muitos seguem a pé, outros a cavalo, de carro ou em grupos organizados, transformando o percurso em uma verdadeira expressão de espiritualidade popular.
Em sua 33ª edição, no ano passado, o evento foi marcado por um dia de sol e grande participação de fiéis. A caminhada saiu da Catedral Sant’Ana em direção ao Santuário Diocesano, onde foi celebrada a missa presidida por Dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria. Na ocasião, ele presenteou a Diocese de Uruguaiana com o quadro da Medianeira de Todas as Graças, Rainha do Povo Gaúcho, símbolo de fé e unidade entre as comunidades do Rio Grande do Sul.
A Romaria Diocesana de Nossa Senhora Conquistadora segue sendo um marco de devoção e renovação espiritual, reforçando a importância da fé como caminho de esperança e comunhão.
Deixe seu comentário