URUGUAIANA JN PREVISÃO

inter-regional

Patrulha do Oeste se classifica para a final do Enart 2025

reprodução/CTG Patrulha do Oeste - A invernada adulta do Patrulha do Oeste retomou as atividades em fevereiro deste ano

Durante o final de semana, 11/10 e 12/10. a cidade de Santiago, na região centro-oeste do estado, foi palco da terceira inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2025.  Na categoria danças tradicionais Força A, Uruguaiana estava representada pela invernada adulta do Centro de Tradições Gaúchas Patrulha do Oeste - que garantiu a vaga para a final, que ocorre em novembro, em Santa Cruz do Sul. 

O Enart 

Um dos eventos mais respeitados do tradicionalismo gaúcho - e também o maior concurso de danças amadoras da América Latina - é dividido em três fases: regional, inter-regional e final. 

A regional é organizada por cada região tradicionalista e elenca seus representantes para a próxima etapa. A fase inter-regional é dividida em três eventos, em três cidades diferentes, esse ano, ela ocorreu em Gravataí, Venâncio-Aires e Santiago; conforme a região tradicionalista da entidade, ela é destinada para uma das três fases. 

Nas categorias individuais, se classificam 10 concorrentes em cada inter-regional para a final.  Já nas danças tradicionais força A, são 34 vagas e força B 35 vagas. As categorias de grupo têm suas vagas distribuídas nas inter-regionais pelo balanço de número de grupos inscritos. Em Santiago, por exemplo, eram nove vagas, e nove concorrentes, ou seja, todos que entrassem no tablado, seriam classificados para a final. 

A final do Enart 2025 acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Entre a sexta-feira e o sábado, todos os grupos classificados se apresentam. No domingo, conhecido como finalíssima, apenas os 20 melhores grupos da força A e B entram no tablado para definir os grandes campeões da edição. 

Bruno conquistou o segundo lugar com a interpretação da música “Canto ao Pastoreio”, de Elieser Tadeu e João Bosco Ayalareprodução/CEF Martin Fierro

Solista vocal  

Outro destaque de Uruguaiana foi Bruno de Alencastro Louzada, classificado em segundo lugar para a final na categoria Intérprete Solista Vocal Masculino. Bruno representa o Centro de Estudos Folclóricos Martin Fierro. 

No primeiro dia de apresentações, Bruno apresentou a canção “A Boa Vista do Peão de Tropa”, do conterrâneo Mauro Moraes, conquistando uma vaga entre os 17 classificados para a próxima fase. Já no domingo, com a interpretação de “Canto ao Pastoreio”, de Elieser Tadeu e João Bosco Ayala, o artista voltou a se destacar, obtendo o segundo lugar geral e assegurando sua participação na etapa final do maior festival da arte e tradição gaúcha. 

Lula lança Programa Reforma Casa Brasil para famílias em vulnerabilidade Anterior

Lula lança Programa Reforma Casa Brasil para famílias em vulnerabilidade

Programa Jovem Parlamentar realiza reunião plenária Próximo

Programa Jovem Parlamentar realiza reunião plenária

Deixe seu comentário