inter-regional
Patrulha do Oeste se classifica para a final do Enart 2025

reprodução/CTG Patrulha do Oeste - A invernada adulta do Patrulha do Oeste retomou as atividades em fevereiro deste ano
Durante o final de semana, 11/10 e 12/10. a cidade de Santiago, na região centro-oeste do estado, foi palco da terceira inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2025. Na categoria danças tradicionais Força A, Uruguaiana estava representada pela invernada adulta do Centro de Tradições Gaúchas Patrulha do Oeste - que garantiu a vaga para a final, que ocorre em novembro, em Santa Cruz do Sul.
O Enart
Um dos eventos mais respeitados do tradicionalismo gaúcho - e também o maior concurso de danças amadoras da América Latina - é dividido em três fases: regional, inter-regional e final.
A regional é organizada por cada região tradicionalista e elenca seus representantes para a próxima etapa. A fase inter-regional é dividida em três eventos, em três cidades diferentes, esse ano, ela ocorreu em Gravataí, Venâncio-Aires e Santiago; conforme a região tradicionalista da entidade, ela é destinada para uma das três fases.
Nas categorias individuais, se classificam 10 concorrentes em cada inter-regional para a final. Já nas danças tradicionais força A, são 34 vagas e força B 35 vagas. As categorias de grupo têm suas vagas distribuídas nas inter-regionais pelo balanço de número de grupos inscritos. Em Santiago, por exemplo, eram nove vagas, e nove concorrentes, ou seja, todos que entrassem no tablado, seriam classificados para a final.
A final do Enart 2025 acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Entre a sexta-feira e o sábado, todos os grupos classificados se apresentam. No domingo, conhecido como finalíssima, apenas os 20 melhores grupos da força A e B entram no tablado para definir os grandes campeões da edição.

Solista vocal
Outro destaque de Uruguaiana foi Bruno de Alencastro Louzada, classificado em segundo lugar para a final na categoria Intérprete Solista Vocal Masculino. Bruno representa o Centro de Estudos Folclóricos Martin Fierro.
No primeiro dia de apresentações, Bruno apresentou a canção “A Boa Vista do Peão de Tropa”, do conterrâneo Mauro Moraes, conquistando uma vaga entre os 17 classificados para a próxima fase. Já no domingo, com a interpretação de “Canto ao Pastoreio”, de Elieser Tadeu e João Bosco Ayala, o artista voltou a se destacar, obtendo o segundo lugar geral e assegurando sua participação na etapa final do maior festival da arte e tradição gaúcha.
Deixe seu comentário