Promebo ganha nova interface para simplificar análise genética e decisões de acasalamento
Literatura
Feira do Livro inicia na sexta com amplo circuito cultural
Helena Biasi/JC - Cerca de 30 estandes de editoras e livreiros compõem a estrutura da Feira.
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) divulgou, nesta segunda-feira, 24/11, a programação completa da 48ª Feira Internacional do Livro, que ocorrerá a partir desta sexta-feira, 28/11 a 7 de dezembro, na Praça Barão do Rio Branco. A edição deste ano presta homenagem aos 120 anos de Érico Veríssimo e adota o tema “O vento escrevendo histórias na linha do tempo”, celebrando a obra e o legado do escritor.
Além de reunir cerca de 30 estandes de editoras e livreiros, a feira contará com praça de alimentação, sessões de autógrafos, apresentações musicais e o tradicional Recanto dos Poetas, espaço destinado a declamações e manifestações artísticas.
A distribuição dos espaços será realizada por ordem de chegada, com demarcação presencial conforme o croqui oficial da feira. Cada credenciado poderá ocupar um espaço de três metros, podendo utilizar até três mesas por inscrição.
Os expositores deverão permanecer em pontos fixos durante todo o período do evento, respeitando o zoneamento estabelecido pela organização. É de responsabilidade dos credenciados, a montagem, desmontagem e manutenção de sua própria estrutura, limpeza e descarte adequado dos resíduos produzidos, fornecimento de sua própria fonte de energia, já que não haverá ponto elétrico disponível.
A programação
Na sexta-feira, 28/11, começa com a cerimônia do Sino, que dará início à feira, simbolizando mais um ciclo de incentivo à leitura na cidade. A noite segue com a abertura da exposição dedicada a Érico Veríssimo e apresentação da Banda Nova Roque.
No sábado, 29/11, entre palestras, debates, apresentações teatrais e manifestações culturais, o público poderá conferir desde intervenções artísticas pelas ruas até sessões de autógrafos e shows com artistas locais. No domingo, 30/11, o tradicional Cortejo Literário antecede a abertura oficial do evento.
Na segunda-feira, 1º de dezembro, a feira oferece a Mostra de HQs, a exposição Devir Fronteiras, intervenções e piqueniques literários, painéis, espetáculos infantis, oficina de roteiro com Rafael Scavone e apresentações da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase).
Na terça, 2/12, seguem a Mostra de Desenhos de Pedro Surreaux, performances de Kanhanga, sessões de ‘Os Porquinhos Saltimbancos’, autógrafos, performances de Joice Rossato, painel sobre práticas de leitura, bate-papo com Pedro Guerra e o espetáculo Incidente em Antares, do Grupo Máscara.
Na quarta, 3/12, a programação inclui o painel ‘Longe Viver’, intervenções e piqueniques literários, oficina de escrita com Joice Rossatto, palestra de Nikelen Witter, dança tradicionalista da Escola Leda Maria Pereira da Silva, painel ‘ViaPampa’ e Baumart Mini Books, novas edições de ‘Cartas para Você’, sessão de autógrafos, conversa com Nikelen Witter, apresentação do Coral de Uruguaiana e show de Renato Fagundes.
As atividades retornam na sexta, 5/12, com intervenções literárias, Hora do Conto, vernissage da exposição ‘Vivendo a Arte’ com Cândido Portinari, espetáculo de Sebastián Godoy, ‘Tertúlia de Cuentos’, inauguração da foto do patrono, painel sobre leitura no ensino médio, apresentações do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Patrulha do Oeste, autógrafos, abertura da 1ª Tertúlia de Cuentos com homenagem a Marô Barbieri e o Sarau do Patrono.
No sábado, 6/12, há exposições de arte, oficinas de contação com Marô Barbieri, Liliana Norma, Ignacio Martinez e Marco Haurélio, apresentações públicas, nova edição da Tertúlia de Cuentos, painéis com contadores, exposição realista de Nicolas Dutra Silva, roda de contadores, espetáculo ‘Érico – Um Solo de Clarineta’ com Rafa Sieg, autógrafos, gala da Tertúlia e show de Sérgio Rojas.
O encerramento, no domingo, 7/12, traz a exposição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Café com Histórias, a tradicional Quitanda Literária, intervenções da Cia. Clandestinos, rodas de contadores, mostra da Confraria da Pintura, confraternização da 1ª Tertúlia de Cuentos e a Roda de Samba do Botequim Conexão Rio–Uruguaiana. Às 21h, a feira se despede com o show tributo a Mercedes Sosa, com Tatiéli Bueno.




Deixe seu comentário