URUGUAIANA JN PREVISÃO

Atualização

Promebo ganha nova interface para simplificar análise genética e decisões de acasalamento

A Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC) acaba de lançar uma atualização no sistema do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), que visa tornar a plataforma mais ágil, intuitiva e personalizável. As melhorias foram desenvolvidas pela equipe de software da própria entidade. 

Conforme a ANC, a modernização introduz novos filtros e uma organização visual mais clara, facilitando o acesso a ferramentas estratégicas como a de acasalamento e a consulta de relatórios genéticos. O objetivo é otimizar o trabalho de produtores e técnicos, oferecendo dados de forma mais direta para embasar suas decisões. 

Laerte Rochel, coordenador do Promebo, diz que a atualização e repaginação visa melhorar e facilitar o entendimento de quem usa essas ferramentas. "Nós acreditamos que a iniciativa vai facilitar o entendimento de quem usa dados sobre acasalamento, catálogo de remates, bem como os lançamentos de avaliações", exemplifica. 

Rochel destaca que as atualizações foram desenvolvidas mantendo a linguagem do sistema Origen, que integra a base de dados de genealogia da ANC e do Promebo, e que visa centralizar e disponibilizar informações genéticas e genealógicas dos animais para criadores, inspetores, técnicos e demais interessados. "O intuito foi facilitar a utilização com alguns filtros e ferramentas que nós não tínhamos na antiga versão", compara. 

A coordenadora de desenvolvimento de Software, Larissa Araújo, explica o desafio que foi transformar o sistema de dados do Promebo em uma plataforma mais simples e com uma apresentação mais intuitiva. "A ideia foi tentar alinhar os detalhes da ferramenta de forma a tornar o acesso mais rápido, prático e objetivo tanto para quem está avaliando, quanto para quem é criador", observa. Ela destaca que a plataforma está agora com o padrão visual mantido do Origen, porém de uma forma mais sistematizada e personalizada, para tornar a navegação mais intuitiva e prática. 

Ela pontua que a ferramenta de acasalamento, por exemplo, se tornou mais personalizada, mais dinâmica e simplificada. "E na parte de relatórios, os dados, claro, continuam lá, mas agora com uma separação mais clara de onde cada informação foi gerada. A ideia é entregar qualidade e facilitar o acesso a esses dados que são importantes e que o criador tenha na mão tudo que precisa", conclui Larissa, que assina o projeto ao lado do desenvolvedor de Software, Eduardo Barbachan. 

Anterior

Promebo ganha nova interface para simplificar análise genética e decisões de acasalamento

Seapi confirma zonas de exclusão do 2,4-D no RS Próximo

Seapi confirma zonas de exclusão do 2,4-D no RS

Deixe seu comentário