URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cavalo Crioulo

Égua de Uruguaiana é Melhor Exemplar da Raça em Sant'Ana do Livramento

Felipe Ulbrich - Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça, Basca de La Reina

Neste sábado, 22/11, o Sindicato Rural de Sant'Ana do Livramento sediou, pela terceira vez, uma prova morfológica do cavalo crioulo. Foram 14 exemplares, entre dez marcados e quatro incentivos, compondo a disputa, que terminou passaporteando oito exemplares e com vitória da Cabanha Basca, da criadora Mariana Franco Tellechea, de Uruguaiana, tanto entre as fêmeas como entre os machos 

O título de Melhor Exemplar da Raça foi para uma descendente de uma linhagem de vencedores, a fêmea Basca de La Reina (Box 69). Filha de Basco Onássis e Basca Princesa, a égua de nove anos encantou os jurados por sua harmonia e selo racial. "Durante todo o julgamento, destaquei virtudes que considero importantes para a nossa raça, como selo racial, correção de linha superior e correção de aprumos. Encontramos essas características nestes quatro ventres. A Grande Campeã é uma égua bastante completa e harmônica, caminha com facilidade, bons garrões, pescoço e linda paleta", explicou o jurado Felipe Caccia Maciel. 

Nascida em 2016, a égua gateada bragada já possui duas rosetas em Esteio, duas rosetas da FICCC e, agora, conseguiu vaga para a grande final da Morfologia na Expointer 2026, em Esteio. 

Basca de La Reina foi conduzida por Fábio Amaral, que está na Basca há duas décadas. "Só tenho a agradecer a confiança e oportunidade de poder viver esse momento hoje. Estou há 20 anos na Basca e essa vitória é muito gratificante para mim e para todos que trabalham diariamente pelo mesmo objetivo", disse o Cabanheiro. 

Também da Cabanha Basca, o Grande Campeão entre os machos foi Basco Inimigo II-TE (Box 33), que ficou com o título de Campeão Cavalo Menor. De acordo Macial, se trata de um animal completo. "O Grande Campeão é um cavalo bastante completo, de linda cabeça, orelhas e pescoço, ótima paleta e excelente estrutura óssea", destacou Maciel. 

O macho de pelagem gateada, do expositor Volnei Pereira Gomes, foi conduzido por Humberto Machado e é filho de Golilla Patron e Basca Esmeralda, oriundo da Cabanha Morro Azul, localizada em Timbó (SC). 

Melhor Exemplar Incentivo 

O título de Melhor Exemplar Incentivo ficou com Embaixador da Proteção (Box 02), da Cabanha Proteção, de Sant'ana do Livramento, exposto e criado por Laura Simões Pando. Nascido em 2024, o macho de pelagem douradilha bragada é filho de Fantástico de São Pedro e Basca Elizabeth, e foi conduzido pelo cabanheiro Eduardo Moraes. 

Gonzalo Rubio Forlong, como jurado auxiliar, compôs a dupla responsável pelos julgamentos da seletiva morfológica, que contou com a narração de Gilberto Severo e supervisão técnica do inspetor credenciado Santiago Duglio Schiavo. 

Outras três Exposições serão realizadas até dezembro de 2025 dentro do ciclo da primavera: Lajeado, Caxias do Sul e Brasília (DF). 

A lista completa dos animais que passaportearam está disponível no site do CIDADE (jornalcidade.net.br). 

 


Seapi confirma zonas de exclusão do 2,4-D no RS Anterior

Seapi confirma zonas de exclusão do 2,4-D no RS

Municípios gaúchos fora da renegociação superam R$ 2,7 bi, aponta Farsul Próximo

Municípios gaúchos fora da renegociação superam R$ 2,7 bi, aponta Farsul

Deixe seu comentário