URUGUAIANA JN PREVISÃO

Cavalo Crioulo

Final do Freio do Proprietário 2025 terá recorde de participantes

João Morais - Final do Freio do Proprietário movimenta o Parque de Exposições Assis Brasil na próxima semana

Entre os dias 13 e 18 de outubro, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, será palco para a grande Final Nacional do Freio do Proprietário 2025. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), estarão na disputa 214 conjuntos oriundos de sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso, além de representantes do Uruguai, para a etapa que encerra o Ciclo 2025. O catálogo com os inscritos está disponível na aba Eventos do site oficial da ABCCC (cavalocrioulo.org.br). É o maior número de participantes que a modalidade já registrou. Também foi observado um aumento de 16% em relação à edição anterior, ocasião em que 184 conjuntos compareceram. 

O evento é promovido pela ABCCC e contará com transmissão pelo canal no YouTube da entidade. Os resultados também podem ser acompanhados através do aplicativo do Cavalo Crioulo 

Freio do Proprietário 

A modalidade esportiva está na 15ª edição e é baseada no formato do Freio de Ouro, com algumas alterações e adaptações para os participantes. O objetivo da competição é incentivar a presença dos criadores nas provas do Cavalo Crioulo, possibilitando que os proprietários possam experienciar as emoções da pista. Para o vice-presidente de Provas Esportivas da ABCCC, Fernando Gonzales, não é apenas o resultado que importa, mas todo o contexto de vivência e participação que a prova proporciona. "A modalidade Freio do Proprietário faz com que as pessoas vençam seus limites e enfrentem desafios, ou seja, traz uma grande relevância social. Também estabelecemos recordes no número de inscritos, o que movimenta o mercado do Cavalo Crioulo", destaca. 

Os conjuntos participarão de provas de Andadura, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas, Bayard/Sarmento, Mangueira I e II e Campo I e II. 

A disputa tem seis categorias: Amador A. com competidores de 16 a 40 anos; Master A, que contempla competidores de 41 a 55 anos; Sênior A, com competidores de 56 anos ou mais; Amador B, com competidores de 16 a 44 anos; Master B, com competidores de 45 anos ou mais; e categoria Feminina, que não tem idade indefinida. 

Os jurados da categoria Amador A serão Flávio Salis Martins e Ignácio Lussich; da Master A, Darlei Hess e Tiago José Mallmann; da Sênior A e Feminino, Amanda Azambuja da Silva Xavier e Lauro Varela Martins; da Amador B, Artur Carvalho Rocha e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves; e da Master B, Luiz Antero de Oliveira Peixoto e Luciano Comiotto. Como jurados reservas, foram definidos Bruno Wagner da Silva e Marco Antônio Stumpf. 

Programação 

A entrada dos animais ocorre na segunda-feira, 13/10, das 8h às 20h. Das 15h às 16h haverá treinamento na pista para as categorias Amador e Master A; das 16h às 17h é a vez das categorias Amador e Master B; e das 17h às 18h, as categorias Feminino e Sênior A. 

Na terça-feira, 14/10, a pista estará livre para treinamento de todas as categorias das 6h às 9h. Às 8h ocorre a revisão dos animais das categorias Amador, Master e Sênior A, por ordem de catálogo. 

Após o fim da entrada dos animais, ainda na terça-feira, começam as provas, com Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas na Categoria Amador A, a partir das 13h30min. 

Na quarta-feira, 15/10, as competições começam às 8h, com Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas na Categoria Master A. 

Para as categorias Amador B, Master B e Feminino, a entrada dos animais termina das 8h às 14h da quarta. Às 9h acontece a revisão dos animais das categorias Amador B, Master B e Feminino, por ordem de catálogo. No mesmo horário tem início a prova de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas na categoria Sênior A; e a sequência para a categoria Amador B 

Na quinta-feira, 16/10, o dia começa com Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas, categoria Amador B, às 8h; e a sequência para a categoria Master B; seguida da categoria Feminino 

Na sexta-feira, 17/10, às 8h ocorre a prova de Mangueira I para as categorias Amador A, Master A e Sênior A; já as categorias Amador B, Master B e Feminina realizam às 14h. 

Também às 14h ocorre a prova de Campo I para as categorias Amador A, Master A e Sênior A 

No sábado, 18/10, a partir das 10h ocorre a prova de Mangueira II para todas as categorias. O tradicional Desfile dos Finalistas está agendado para às 14h. 

Logo após ocorre a sequência da prova Bayard-Sarmento para as categorias Amador, Master e Sênior A; e logo depois para as categorias Amador B, Master B e Feminino. Por fim, ocorre a sequência da prova de Campo 2 para Amador, Master e Sênior A 

A programação termina com a entrega de prêmios para todas as categorias. 

EXIGÊNCIAS SANITÁRIAS PARA A ENTRADA DOS ANIMAIS 

Exigências para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA): 
- Exame negativo de Anemia Infecciosa Equina (validade de 180 dias a partir da data da coleta para animais do RS e de 60 dias a partir da data da coleta par animais oriundos de outros estados) 
- Atestado de vacinação contra Influenza Equina (validade de 360 dias) 

A documentação deverá ser apresentada de forma impressa para a entrada dos animais. 

DADOS PARA EMISSÃO DE GTA: 

Nome: FINAL DO FREIO DO PROPRIETÁRIO 

Parque de Exposições Assis Brasil 

BR 116 KM 13, Esteio/RS 

CEP: 93270-710 

CNPJ: 93.021.632/0001-12 

Código do Estabelecimento: 43043000057 

Cód evento: 4300056554 


Brasil bate recorde histórico de exportação de soja Anterior

Brasil bate recorde histórico de exportação de soja

Produtores rurais têm até dia 30 para entregar declaração do ITR Próximo

Produtores rurais têm até dia 30 para entregar declaração do ITR

Deixe seu comentário