Rede Estadual
Projeto realiza formação sobre literatura para professores

Divulgação/Seduc - Projeto Autor Presente promove encontros literários e capacitação para professores, incentivando a leitura como ferramenta de transformação social.
O projeto Autor Presente, desenvolvido pela Secretaria da Cultura (Seduc), vem ampliando o acesso de estudantes e educadores ao universo literário no estado. A proposta principal do projeto é aproximar escritores, contadores de histórias e mediadores de leitura do ambiente escolar, contribuindo para fortalecer a formação leitora e incentivar a criatividade desde a infância.
Desde 2024, a atual edição do projeto soma 150 ações realizadas e já beneficiou cerca de 7,6 mil alunos em diferentes modalidades de ensino. Com investimento de R$620 mil em recursos da Sedac, o Autor Presente prevê também a distribuição de 2 mil livros e a contratação de 137 artistas residentes no Estado, entre autores, contadores e mediadores, selecionados por edital público.
Além de encontros literários com crianças e jovens, o projeto oferece capacitação a professores da rede estadual. Já são 80 horas de formação voltadas a práticas pedagógicas que envolvem a literatura como ferramenta de transformação social. “Vivemos um tempo em que a atenção está fragmentada por inúmeras telas e estímulos. Por isso, investir no incentivo à leitura é ainda mais necessário”, defende o secretário da Cultura, Eduardo Loureiro.
As atividades também contemplam apresentações artísticas, rodas de conversa, contação de histórias e oficinas de criação literária. Para a secretária da Educação, Raquel Teixeira, essas experiências têm um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico. “A leitura fortalece o raciocínio, a capacidade de argumentar e a autonomia intelectual dos estudantes”, afirma.
O contador de histórias Tiago Pedroso, que integrou uma das ações em unidades prisionais do Estado, relata que o contato com os livros despertou reflexões profundas. “Os relatos e textos produzidos pelos participantes mostraram como a literatura pode reconectar cada pessoa com sua humanidade. Durante aquelas horas, todos estavam livres dentro das mesmas páginas”, compartilha.
De acordo com o Instituto de Leitura Quindim, responsável pela execução técnica do projeto, a programação foi pensada para criar espaços de diálogo e valorização da cultura gaúcha, além de despertar nos alunos o interesse pela leitura e pela autoria. “Quando mostramos que os escritores são pessoas reais e próximas, que contam histórias nascidas daqui, construímos pontes com o imaginário e com a identidade cultural”, avalia a autora Cathe de Leon.
Para os próximos meses, está prevista uma nova edição do Autor Presente, que terá recursos complementares da Secretaria da Educação. O objetivo é ampliar ainda mais o número de estudantes e educadores atendidos e manter viva a tradição de fomentar o livro e a leitura como instrumentos de transformação individual e coletiva.
Deixe seu comentário