URUGUAIANA JN PREVISÃO

Orientação

Estado divulga atualização de diretrizes para atenção básica infantil

Ilustração/Pexels. - A novidade desta edição são as orientações sobre a suplementação de Vitamina D para o público infantil.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) lançou, nesta semana, uma versão atualizada da nota técnica “Assistência à Saúde da Criança de zero a dois anos na Atenção Primária”. O documento anterior, publicado em 2019, passou por revisão após novas orientações do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria, além de estudos recentes e da atualização da Caderneta da Criança. 

A atualização inclui recomendações sobre a suplementação de vitamina D, alinhadas às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, e revisa a abordagem sobre outras vitaminas e minerais essenciais.  

O texto também detalha ações relacionadas à prevenção da transmissão vertical de HIV e sífilis congênita, alimentação e nutrição, atenção à criança com deficiência, além da integração com redes de proteção social. 

Segundo a fonoaudióloga Marília Santos, integrante da Política de Saúde da Criança da SES, a nota técnica visa fortalecer a qualidade do atendimento infantil. “O documento apoia o crescimento e o desenvolvimento da criança, oferecendo subsídios para que os profissionais de atenção primária realizem um cuidado integral”, explica. 

Elaborada com base em consulta pública realizada no primeiro semestre, a nota fornece orientações específicas para as equipes de saúde dos municípios gaúchos, especialmente aquelas com experiência no atendimento de crianças de zero a dois anos.  

O conteúdo já foi compartilhado com instituições como a Sociedade de Pediatria do RS, conselhos profissionais de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e nutrição, universidades e o Conselho Estadual de Secretarias da Saúde. 

A nota técnica enfatiza a importância de ações preventivas, promoção da saúde, diagnóstico precoce, acompanhamento de doenças prevalentes e raras, e atenção domiciliar quando possível. Ressalta ainda a necessidade de integração entre os três níveis de atenção, garantindo um cuidado contínuo e compartilhado entre a Atenção Primária e os serviços especializados. 

Estado divulga atualização de diretrizes para atenção básica infantil Anterior

Estado divulga atualização de diretrizes para atenção básica infantil

Semana de Combate à Leishmaniose reforça prevenção Próximo

Semana de Combate à Leishmaniose reforça prevenção

Deixe seu comentário