URUGUAIANA JN PREVISÃO

Despedida

As 10 bandas de rock que estão em turnê de despedida em 2023

Getty Images imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Kiss.

Já diria a popular canção de Leandro & Leonardo: “não aprendi dizer adeus, mas tenho que aceitar…” Poesia sertaneja à parte, é fato que muitos artistas e bandas de rock têm dificuldade em sair de cena. Talvez justamente porque esses mesmos músicos não acreditavam que suas carreiras durariam tanto. De Ozzy Osbourne a Mick Jagger, são diversas as entrevistas de artistas afirmando que imaginavam suas trajetórias na música existindo por cinco ou dez anos. Como tudo isso se provou um negócio para lá de lucrativo (e o público aceitou), eles continuaram. E nem sempre sabem a hora de parar.

Porém, alguns desses gigantes entenderam que está no momento de pendurar as chuteiras. Há até situações em que eles se arrependem das aposentadorias e acabam voltando (Kiss, Scorpions, Judas Priest e o já mencionado Ozzy são alguns dos vários), mas em certos casos a idade já impede que as atividades tenham sequência.

A lista a seguir apresenta 10 artistas e bandas de rock que estão em turnê de despedida nesse exato momento. Não significa necessariamente que irão acabar em 2023, mas, sim, que estão no processo. Resta saber se eles realmente irão se aposentar na sequência.

1) Kiss: A justificativa oficial dos agora setentões Paul Stanley (voz e guitarra) e Gene Simmons (voz e baixo) é que, na verdade, eles só queriam dizer “adeus” a Ace Frehley (guitarra) e Peter Criss (bateria), problemáticos integrantes originais que haviam voltado no meio dos anos 1990. Os shows finais acontecem nos dias 1º e 2 de dezembro, no Madison Square Garden, em Nova York - onde tudo começou para a banda.

2) Aerosmith: Também formado por setentões, o grupo confirmou que sua turnê de despedida, Peace Out, rodará entre setembro e janeiro próximos na América do Norte. A notícia foi anunciada com um vídeo divertido no YouTube. A banda pode percorrer outros continentes, como Europa e a América do Sul. Mas a despedida foi devidamente confirmada, então, é questão de tempo.

3) Eagles:  A turnê The Long Goodbye recebeu esse nome justamente porque a promessa é de um giro extenso. As atividades começam em setembro próximo e devem se estender até 2025. O Steely Dan, outro nome veterano da década de 1970, ficará a cargo da abertura.

4) Mr. Big: Banda americana de hard rock que virou fenômeno de popularidade no Japão, o Mr. Big decidiu fazer uma turnê final após a morte do baterista Pat Torpey. Chamada The Big Finish, a iniciativa traz Nick D’Virgilio (Big Big Train) na vaga do falecido músico, ao lado de Eric Martin (voz), Paul Gilbert (guitarra) e Billy Sheehan (baixo). Os shows já começaram e a ideia é expandir até 2024, com direito a uma passagem pela América do Sul ainda não detalhada. Em comunicado (via site Igor Miranda), Sheehan (hoje com 70 anos) disse que o Mr. Big quer fazer uma “despedida apropriada”.

5) Dead & Company: O Dead & Company quem está em turnê de despedida; não o Grateful Dead, que encerrou atividades em 1995, após a morte do líder Jerry Garcia. E, sim, chegamos ao ponto onde até bandas derivadas estão anunciando turnês de despedida.

6) Foreigner: Nome icônico do AOR americano, o Foreigner entrou em uma turnê de despedida que só acabará em 2024. Hoje com 78 anos, o guitarrista Mick Jones (não confundir com o homônimo do The Clash) é o único membro original da formação atual, que traz figurinhas carimbadas do hard rock, como o baixista Jeff Pilson (Dokken) e o vocalista Kelly Hansen (Hurricane).

7) Ted Nugent: Outro nome em ritmo de despedida (neste caso um artista e não uma banda) é Ted Nugent. O controverso (para dizer o mínimo) guitarrista excursiona pela América do Norte com a turnê Adios Mofo ’23. Neste caso, o “adeus” é apenas das tours. O guitarrista confirmou que deve continuar lançando discos e, a depender da situação, até subir de novo em um palco, mas para apresentações esporádicas.

8) Kenny Loggins: Mais um nome solo a pendurar suas chuteiras, Kenny Loggins chamou sua turnê final de This is It. Em uma tradução formal, É Isso. O ex-membro do duo Loggins & Messina e dono de hits que embalaram filmes como Top Gun e Footloose confirmou datas até o fim de outubro, também de forma restrita à América do Norte.

9) Candlebox: Talvez a banda mais jovem de toda essa lista, o Candlebox traz cinquentões que até podem estar com lenha para queimar, mas não querem. A banda formada na década de 1990 anunciou um álbum e uma turnê de despedida com o mesmo nome usado pelo Eagles: The Long Goodbye (alcunha também de um giro derradeiro “fake” do Deep Purple).

10) B-52’s: Para fechar, um nome de destaque da new wave: o B-52’s, que havia feito uma turnê de despedida em 2022, mas voltou para repetir a dose de “adeus” este ano. Neste caso, não será um giro tradicional, mas uma temporada de shows como residente em uma casa de Las Vegas, além de uma apresentação final na Califórnia.

Os cinco melhores Acústico MTV Anterior

Os cinco melhores Acústico MTV

Paul McCartney anuncia mais um show em São Paulo Próximo

Paul McCartney anuncia mais um show em São Paulo

Deixe seu comentário