Conexão
Governo discute conexão ferroviária entre Uruguaiana e Porto Alegre

Uruguaiana acompanha o processo atentamente, dada sua relevância econômica e logística - Uruguaiana acompanha o processo atentamente, dada sua relevância econômica e logística
O Grupo de Trabalho (GT) do governo federal, criado para definir o futuro da Malha Sul, avalia uma conexão ferroviária estratégica entre Uruguaiana e Porto Alegre. Segundo o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, em audiência pública na Câmara dos Deputados no dia 1/7, essa ligação integraria a malha do Rio Grande do Sul com as linhas de Santa Catarina e São Paulo, potencializando a operação logística no Sul do país.
Os estudos preliminares apresentados pela Infra S.A. indicam “boas possibilidades” para a retomada da malha ferroviária, embora as opções ainda estejam em análise. Entre as ferramentas consideradas estão a cessão de trechos a estados, chamamentos públicos e parcerias dentro de concessões vigentes. O secretário destacou a importância de restaurar a malha com eficiência e responsabilidade fiscal.
O governo também identificou a necessidade de devolução de trechos da ferrovia que perderam capacidade operacional, inclusive próximos à Uruguaiana. O processo prevê avaliação dos custos de indenização à concessionária, com possibilidade de realocar recursos para investimentos na recuperação da infraestrutura ferroviária.
Com prazo final previsto para 14/7, o GT definirá se haverá repactuação do contrato com a Rumo ou nova licitação para a Malha Sul.
Deixe seu comentário