URUGUAIANA JN PREVISÃO

Segunda edição

Fenagen Promebo consagra os melhores exemplares das raças

Leandro Vieira/Fernovi Agro/Divulgação - Foram 203 inscritos nesta edição

Após quatro dias de intensos julgamentos e avaliações técnicas, a 2ª edição da Fenagen Promebo terminou neste sábado ,5/7, na Associação Rural de Pelotas, consagrando os animais de maior destaque genético e fenotípico das raças Charolês, Devon, Brangus, Aberdeen Angus, Ultrablack, Hereford e Braford. Organizada pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), a feira consolidou-se como uma das principais vitrines da pecuária de corte nacional. 

O presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Joaquin Villegas, destaca o crescimento no número de participantes das raças Hereford, Braford, Angus, Brangus, Charolês e Devon, além da estreia da Ultrablack no evento. “O número de inscritos aumentou 40% e temos 203 inscritos”, conta o dirigente. 

Charolês impressiona em pista 

O julgamento da raça Charolês aconteceu na tarde da sexta-feira e surpreendeu pela qualidade homogênea dos exemplares. No campeonato Terneira Maior, Jotabê TE245 Valentina BR#, da Fazenda Charolês Figueira, de Arambaré (RS), atingiu o índice Fenagen 90,18. Entre as fêmeas jovens, Namuncurá 845 Sincera# venceu com índice 69,85. Já nos machos, Batovi FIV113 El Mago, de São Gabriel, conquistou o maior índice da raça: 93,97. 

O jurado Cesar Henrique Peschel destacou a consistência dos animais. “Estou impressionado com o nível dos animais apresentados e pela homogeneidade, com biotipos bem parecidos. O Charolês busca exatamente isso: produtividade e funcionalidade no campo.” 

Brangus reafirma força genética 

Na manhã do mesmo dia, os exemplares da raça Brangus foram avaliados. O grande destaque foi para a fêmea JF Piratinizinho 1770, da Fazenda Piratinizinho, de Piratini (RS), campeã da categoria Terneira Maior com índice 90,79. A mesma cabanha também venceu a categoria Fêmea Jovem Maior com JF Piratinizinho 1245 (índice 83,46) e o campeonato de Touro Jovem com JF Piratinizinho 1252 (82,34). 

Angus e Ultrablack: consistência e evolução 

A raça Aberdeen Angus também brilhou na pista. A fêmea Recalada 704 Raindance (Capão do Leão) foi a campeã Terneira Maior com índice 92. Entre os machos, o touro Recalada 726 Patriota foi o mais bem avaliado da raça, com 91 pontos. Outro destaque foi Recalada 584 Bolsonaro, campeão Touro Jovem com 85,07. 

Já na Ultrablack, a fêmea Gaia 455 Castus da Conquista e o macho Zion 462 Iconic da Conquista, ambos da Fazenda da Conquista (SC), se destacaram com índices de 78,21 e 94, respectivamente — o maior da feira entre todos os animais avaliados. 

Devon valoriza precocidade e volume de carcaça 

Encerrando a sexta-feira, os julgamentos da raça Devon revelaram animais com alto padrão produtivo. Destaque para a fêmea Kaurivale 3092B Santa Lúcia, de André da Rocha, com índice 81,3, e o touro Gaudério 2699 717 de Santa Lúcia, com 84,18. A jurada Luiza Ramos Ribeiro ressaltou a presença de animais “precoces, carniceiros e com excelente estrutura óssea.” 

Hereford e Braford encerram com alto nível 

No sábado, os julgamentos das raças Hereford e Braford encerraram a programação. O jurado Luiz Rafael Zaccaro Lagreca destacou a sintonia entre dados técnicos e avaliação em pista. 

Na Hereford, o maior destaque foi o touro Bortolozzo FIV136 Comanche, com índice 89,39. Já entre as fêmeas, FIV312 Mexa, da Fazenda Sonho e Realidade (SC), venceu com 87,97. A mesma fazenda brilhou na Braford, com a fêmea FIV192 Qela (87,18) e o touro Palo FIV147 (69,82), enquanto Santa Tereza T5302, de Arambaré (RS), liderou entre os machos com índice 89,79. 


Fenagen Promebo consagra os melhores exemplares das raças Anterior

Fenagen Promebo consagra os melhores exemplares das raças

Dinâmica analisa desafios da ovinocultura no estado Próximo

Dinâmica analisa desafios da ovinocultura no estado

Deixe seu comentário