Infecções Virais
Santa Casa restringe visitas por conta da gripe

Helena Biasi/JC - Restrições visam reduzir o risco de infecções virais
O Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) restringiu as visitas aos pacientes internados em razão do aumento de casos de gripe. A medida visa proteger os pacientes que já estão mais frágeis e expostos a infecções virais. Segundo o administrador hospitalar, Claudinei Valim, foram implantadas medidas que visam limitar a entrada de pessoas na instituição, especialmente em contato com os pacientes. “Monitoramos semanalmente, avaliando a continuidade ou não dessas medidas”, explica Valim.
Essa restrição se deu através da suspensão de visitas para pacientes que possuem acompanhantes. É realizada apenas a troca de acompanhante, das 7h às 9h e das 18h às 20h. Já aqueles que estão internados sozinhos podem receber um visitante por horário de visita, que é das 12h às 14h para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), unidade de internação pediátrica e maternidade; das 12h às 15 e das 17h às 19h para pacientes particulares ou com convênio e posto zero (maternidade particular).
As visitas para pacientes internados no pronto socorro ocorrerem às 11h e as 21h, e para pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto ocorrem às 11h e as 19h30min. UTI Neonatal e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco) tem horário livre para os pais. Na unidade de saúde mental as visitas ocorrem nas terças, às 14h para pacientes mulheres e às 15 para homens; e nas sextas, das 19h30min às 20h para todos os pacientes, conforme prescrição médica.
Cuidados
O Ministério da Saúde tem alertado hospitais e clínicas para que reforcem a triagem respiratória na entrada das unidades, com identificação precoce de sintomas e encaminhamento imediato de casos suspeitos para setores de isolamento.
A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) destaca que a separação de fluxos entre pacientes com e sem sintomas respiratórios reduz significativamente a chance de surtos intra-hospitalares.
Deixe seu comentário