URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde Infantil

Vacina ACWY contra meningite começa a ser ofertada

Divulgação - Uruguaiana amplia a proteção contra meningite com vacina ACWY no reforço infantil.

Desde esta terça-feira, 1º/7, o município passou a oferecer a vacina meningocócica ACWY como reforço para crianças de 12 meses, conforme atualização no calendário básico do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada pela coordenadora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Eduarda Oliveira. 

De acordo com Eduarda, a principal mudança é a substituição da vacina meningocócica C, usada no reforço aos 12 meses, pela meningocócica ACWY, que oferece proteção ampliada contra os sorotipos A, C, W e Y da bactéria meningocócica. Antes, a vacina de reforço protegia apenas contra o sorotipo C; agora, com a ACWY, a proteção inclui também os sorotipos A, W e Y. As duas primeiras doses, aplicadas aos 3 e 5 meses, continuam sendo com a vacina meningocócica C. 

Como é o novo esquema? 
Antes, o esquema vacinal para meningite era: 1ª dose aos 3 meses: vacina meningocócica C; 2ª dose aos 5 meses: vacina meningocócica C; e reforço aos 12 meses: vacina meningocócica C. 
Agora, conforme explicou Eduarda Oliveira, a 1ª dose aos 3 meses, e a 2ª dose, aos 5 meses: seguem sendo com a vacina meningocócica C. Mas o reforço, aos 12 meses, passa a ser com a vacina meningocócica ACWY 
Proteção mais ampla para as crianças 

Segundo a coordenadora, a diferença principal está na proteção ampliada oferecida pela nova vacina. A meningocócica C protege contra o sorotipo C, enquanto a ACWY estende a proteção aos sorotipos A, W e Y, o que representa um avanço importante na prevenção da meningite. 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina já está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) da cidade. Eduarda Oliveira orienta pais e responsáveis a acompanharem o cartão de vacinação para garantir que as crianças recebam a dose correta dentro do prazo recomendado. 

A substituição da vacina representa um avanço na prevenção da meningite, ampliando a proteção contra mais tipos da bactéria. A Secretaria reforça o compromisso com a saúde pública e a ampliação do acesso a vacinas eficazes para a população infantil. 

Vacina ACWY contra meningite começa a ser ofertada Anterior

Vacina ACWY contra meningite começa a ser ofertada

ESF da Cohab I promove segunda edição do Meu Pet na Escola Próximo

ESF da Cohab I promove segunda edição do Meu Pet na Escola

Deixe seu comentário