URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo

Aumento no ICMS

O Governo do Estado deverá encaminhar à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, um novo projeto-de-lei, onde pretende aumentar a alíquota do ICMS de 17% para 19%. No ano passado, apresentou proposta de elevar de 17% para 18m5%, mas a medida foi rechaçada. O governador Eduardo Leite avisou que editaria Decreto cortando isenções. A oposição e alguns setores acharam que o governador estava blefando. Ledo engano! Ele não estava. O corte iniciaria em 1º. de abril, mas foi prorrogado por mais 30 dias, fruto de uma provável negociação entre poder executivo, deputados estaduais e setores econômicos. O ICMS vai aumentar, não tem outra saída (aparente) para reequilíbrio das contas públicas. O que me deixa intrigado é que não temos nenhuma campanha de combate forte a sonegação e de empresários defendendo a emissão de notas fiscais em todas as transações comerciais. Tudo jogo de cena! Quem arca com o aumento são os consumidores, que sempre são os que pagam esta conta. Entendo que todos os setores deveriam emitir nota fiscal de suas vendas, independente do consumidor pedir ou não. Toda venda realizada, após o pagamento ou parcelamento, seria dever do vendedor emitir a nota fiscal. O resto é pura balela! 

 

Moro 

Na política tudo pode acontecer. Não existe a palavra nunca. Fato recente e inusitado é vermos o PL e PT unidos para cassar Sérgio Moro.  

 

Escolha de Sofia  

Nunca tinha visto este fato nos bastidores políticos. No atual quadro temos nove pretendentes à vaga de vice numa chapa majoritária. Sobre quem recairá a escolha? 

 

Falecimento 

Aos familiares de Maria del Pilar Giscafre de Valls falecida na terça-feira, dia 02/04, externo meus sentimentos e solidariedade neste momento de profunda tristeza e dor, Que Deus os ampare e console! RIP! 

 

Pesquisa 

A consultoria argentina CB fez pesquisa sobre a popularidade de políticos na América do Sul, mostrando que no Brasil o governador gaúcho Eduardo Leite é o quarto em avaliação positiva. Na sua frente aparecem o presidente Lula; o governador paulista, Tarcísio Freitas; e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Eduardo Leite tem 41,5% de avaliação positiva e é o governador da Região Sul com melhor pontuação. Ratinho Júnior, do Paraná, é sétimo, com 35,7%; e Jorginho Melo, de Santa Catarina, com 28,7%, o nono. O ex-presidente Jair Bolsonaro, com 37,6%, é o sexto colocado.  

 

Pesquisa II 

Lula, entre os presidentes da América do Sul, aparece na quarta colocação com 50,2% de aprovação. Lidera a pesquisa o presidente do Equador, Daniel Noboa com 62,5%; seguido por Luís Lacalle Pou, do Uruguai, com 54,2%; e o argentino Javier Milei com 51,2%. Detalhe: Noboa e Milei ainda não completaram seis meses de mandato.  

 

Datas 

Neste ano de 2024 comemoramos os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul e os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Sem dúvida, são dois povos que ajudaram muito no desenvolvimento do Brasil. 

 

População 

De acordo com o IBGE, a população brasileira com mais de 50 anos está em franco crescimento. De 2006 a 2021, ela aumentou 63,2%, passou de 34 milhões para 55,5 milhões de pessoas. A sociedade cabe o dever de pensar neste tema e os governos devem priorizar a adoção de políticas públicas que contemplem esta faixa etária.   

 

Pioneirismo 

O último dia 2 de abril marcou os 50 anos de inauguração da  TV Uruguaiana Canal 13, que desde 1983 é denominada RBS TV Uruguaiana. Desde 2019, está subordinada a RBS Santa Maria. A TV Uruguaiana, fundada por Maurício Sirotsky Sobrinho, foi a primeira emissora de televisão brasileira localizada na fronteira. 


Aumento no ICMS Anterior

Aumento no ICMS

Ao meu Pai Próximo

Ao meu Pai

Deixe seu comentário