URUGUAIANA JN PREVISÃO

PECUÁRIA

Catar revoga restrições à importação de carne bovina brasileira

O governo brasileiro recebeu nesta semana o anúncio do fim das restrições à carne bovina brasileira impostas pelo Catar. Recentemente o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) também informou a reabertura dos mercados na Tunísia, na Palestina e na Rússia.

O Catar havia suspendido a importação de carne bovina do Brasil no início de março, após o registro de um caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como mal da vaca louca, no estado do Pará.

Exames classificaram o caso como atípico, que ocorre quando o bovino adoece de forma orgânica, muitas vezes devido à idade, e não por contaminação. Dessa forma, o caso não representa risco à saúde pública, tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Em 2022, as exportações de carne bovina para o Catar somaram cerca de US$ 36,9 milhões, o equivalente a 6 mil toneladas do produto. No primeiro trimestre de 2023, a corrente de comércio entre o Brasil e o Catar foi de US$ 231,6 milhões; nesse período, as exportações de proteína animal ao Catar corresponderam a aproximadamente 75% do total exportado pelo Brasil. O fim da restrição representa a plena normalização do comércio do produto com o Catar.

Colappa reforça pré-candidatura do Brasil em 2027 Anterior

Colappa reforça pré-candidatura do Brasil em 2027

Prazo para Declaração Anual de Rebanho começa amanhã Próximo

Prazo para Declaração Anual de Rebanho começa amanhã

Deixe seu comentário