Hereford e Braford
Aberta as inscrições para a Expointer 2023
Gustavo Rafael imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Evento acontece entre 26 de agosto e 3 de setembro, em Esteio.
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) abriu nesta semana, as inscrições para a 46ª edição da Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), que acontece entre os dias 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio.
As inscrições dos animais Braford Argola e Rústicos Hereford e Braford devem ser realizadas através da secretaria da ABHB, pelo e-mail secretaria.hereford@braford.com.br, pelo telefone (53) 3242-1332, ou diretamente na sede da entidade localizada da Avenida General Osório, 1094, em Bagé. Já os animais da raça Hereford e Polled Hereford Argola deverão realizar a adesão na Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), o contato pode ser feito pelo telefone (53) 3222 4576.
A taxa para inscrição por cada animal a galpão e para o trio de rústico, incluindo o reserva, será de R$ 300, com bonificação de uma inscrição a cada cinco animais inscritos, ou seja, a cada cinco inscrições a sexta será isenta. A data limite para envio das adesões será até o dia 21 de julho. Outras informações podem ser obtidas no regulamento disponível no site da Associação.
Jurados de Classificação
A Associação também já definiu os jurados responsáveis por julgarem os animais que entrarão em pista na Expointer. Na raça Hereford, a feira contará com a apreciação do ex-presidente e integrante do corpo diretivo da Sociedade de Criadores de Hereford do Uruguai e proprietário da Cabanha Tupambaé, Alejandro Costa. O jurado também já esteve em pista durante a Expointer 2015 e Exposição Nacional 2019. Já na raça Braford o escolhido para avaliação foi o consultor de genética pecuária, criador e jurado internacional, Carlos Ojea.
Obrigatoriedade de DNA
A ABHB destaca a obrigatoriedade da apresentação do exame de DNA de paternidade de todos os animais participantes. O laudo deve ser apresentado a secretaria junto com a inscrição. Animais que não seja possível o DNA de comprovação por motivo de morte do pai, deverá apresentar junto à inscrição laudo de morte do pai.
O exame de DNA comprobatório da paternidade do animal, deverá ser realizado em laboratório credenciado pelo MAPA. A lista completa também está disponível no site da ABHB.
Deixe seu comentário