URUGUAIANA JN PREVISÃO

Autismo

PL propõe teste de diagnóstico em postos de saúde

Arquivo JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Proposta é de autoria do vereador José Carlos Zaccaro.

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que dispõe sobre triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

O vereador José Carlos Zaccaro (PP) quer implantar um programa de triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nos postos de saúde. O projeto de lei foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, 7/2, e enviado às comissões técnicas.

A matéria busca instituir a aplicação do chamado questionário ‘Escala M-CHAT’, uma das mais usadas ferramentas para diagnóstico de autismo.

Se trata de uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em crianças com idade entre 18 e 24 meses, com objetivo de identificar traços de autismo a partir do conhecimento detalhado do indivíduo e identificação dos sinais e sintomas do transtorno. Zaccaro explica que são 24 perguntas alusivas ao comportamento da criança, do tipo sim/não. “O diagnóstico precoce nos bebês é fundamental montar uma estratégia para isso de atendimento ao paciente e à família, visando a promoção da saúde e acompanhamento integral e adequado”, argumenta.O vereador completa que, embora os sinais do TEA possam ser percebidos antes dos dois anos, não há exame clínico para diagnosticá-lo nessa fase da vida.

PL obriga escolas a treinar profissionais para primeiros socorros Anterior

PL obriga escolas a treinar profissionais para primeiros socorros

Medida provisória prevê obrigatoriedade de vacinação dos beneficiários Próximo

Medida provisória prevê obrigatoriedade de vacinação dos beneficiários

Deixe seu comentário