URUGUAIANA JN PREVISÃO

Feira do Livro

Exposição e recepção aos livreiros marcam o início da 45ª feira do livro

Será realizada amanhã, 25/11, às 1830 a abertura da exposição "45 páginas de uma História", no Arquivo Histórico Municipal, localizado na Biblioteca Municipal. A ação faz parte da programação da 45ª Feira Internacional do Livro de Uruguaiana, que inicia no sábado, 26/11.

A exposição tem como objetivo contar um pouco da história de outras edições da feira, através da galeria de ex-patronos, cartazes de edições anteriores, camisetas, banners, total de livros vendidos e tudo que remeta de lembranças das edições anteriores. Uma curiosidade em relação aos patronos é o fato que a feira só começou a ter patronos a partir da 15ª edição. O papel do patrono é representar toda parte da feira literária, difundir as obras e participar das várias intervenções durante a realização através das suas obras e livros.

Na sequência, a comissão organizadora realizará a tradicional recepção aos livreiros, que são editoras que trazem seus livros para exposição e fazem 50% da feira, através da comercialização de grandes e inovadores títulos. A comissão é composta por mais de 20 integrantes de vários segmentos, tanto da prefeitura, como sesc, 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) editoras e o xerife da feira.

A feira

Para este ano estão confirmados mais 50 lançamentos, sendo cinco de autores da Argentina, oito do município de Santa Maria-RS. Serão lançados também obras de autores da capital gaúcha, do Uruguai e claro, os prata da casa, com um grande número de obras produzidas dentro das salas de aula, tanto das escolas públicas como das articulares.

São 20 expositores confirmados que vão ofertar à comunidade livros dos mais variados segmentos. Os nomes das alamedas do evento são homenagens a figuras com representação na área da cultura: Eleonora Medeiros, Jacy Victorino, Marcelo Ribeiro, David Coimbra e o professor Emerson Ortiz. Além destes setores, também há o Palco Bebeto Alves, que vai sediar shows musicais. O local presta homenagem ao músico uruguaianense que faleceu no último dia 7/11.

O patrono da 45ª edição é o historiador uruguaianense Dagoberto Alvim. A feira deste ano vai receber editoras de vários estados brasileiros e da Argentina. Haverá espaços para palestras, contações de histórias, apresentações teatrais ao ar livre, e sala de imprensa para conversas com autores. O Recanto dos Poetas vai homenagear três poetas uruguaianenses: Alceu Wamosy, Galba de Paiva e Gonçalves Vianna.


Uruguaiana realizará 1º recital de música clássica da tríplice fronteira Anterior

Uruguaiana realizará 1º recital de música clássica da tríplice fronteira

Feira do Livro terá Palestras e Shows culturais Próximo

Feira do Livro terá Palestras e Shows culturais

Deixe seu comentário