URUGUAIANA JN PREVISÃO

Superação

Jovem de 18 vence doença rara e acorda depois do coma

Arquivo Pessoal - divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Luany se recupera com a atenção dos profissionais da UTI

A jovem Luany Ramos do Amaral, de apenas 18 anos, viu sua vida mudar de uma hora para a outra nas últimas semanas. A adolescente que se formou no ensino médio em 2023 na Escola Estadual Romaguera Corrêa, e faz parte do programa Jovem Aprendiz coleciona amigos, nunca apresentou problemas de saúde e agora terá muita história para contar. A luta de Luany pela vida sensibilizou a comunidade, reuniu os jovens de sua idade numa grande corrente que além de orações promoveu ações de doação de sangue. A mãe Luciane Ramos acompanha a recuperação da filha de perto e emocionada diz que nada é mais importante que a vida de Luany neste momento.  

O caso 

Após sentir uma forte dor de cabeça e procurar o Hospital Santa Casa de Uruguaiana, a jovem desenvolveu um quadro grave de diminuição de consciência entrando em coma. A causa foi uma volumosa hemorragia do lado esquerdo do cérebro causada por uma Malformação Arteriovenosa (MAV) Cerebral, um caso extremamente raro, mas que costuma acometer jovens. Após realizar exames complexos para detectar a causa do quadro de coma, a paciente foi imediatamente encaminhada para uma complexa microcirurgia para a drenagem da hemorragia e para o tratamento da MAV. A intervenção cirúrgica teve duração de cerca de sete horas.  O doutor Gustavo Isolan, neurocirurgião com formação e atuação internacional, idealizador do Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia (Ceanne), entidade atuante no Hospital Santa Casa de Uruguaiana, afirma que a lesão foi curada com sucesso e a paciente continua melhorando a cada dia. Luany acordou nos últimos dias e no último final de semana deu seus primeiros passos auxiliada pelos profissionais da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). “Como o sangramento foi do lado esquerdo do cérebro, que é a parte que controla a linguagem, a paciente irá ficar por um tempo ainda com alterações na fala, mas acreditamos que vai haver uma boa recuperação com o processo de reabilitação com a fonoaudióloga”, afirmou o neurocirurgião. 

O médico principal responsável pela cirurgia da Luany, foi o cirurgião vascular Ricardo Santos, profissional integrante do Ceanne. A equipe também conta com o neurologista Heleno Araújo e o neurocirurgião Maurízio Padoin. A família destaca que os profissionais são incansáveis que o sentimento de todos é de esperança e gratidão.  


Município realizou ações contra a dengue na zona rural Anterior

Município realizou ações contra a dengue na zona rural

Uruguaiana recebe Esquadrilha da Fumaça Próximo

Uruguaiana recebe Esquadrilha da Fumaça

Deixe seu comentário