URUGUAIANA JN PREVISÃO

Destaques 2023

Seduc homenageia alunos e escolas estaduais que foram destaque no ano

Após a reestruturação administrativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que ocorreu no início do ano, o novo organograma abarca cinco subsecretarias e 14 novos departamentos conforme as demandas de recursos humanos, tecnologia da informação, relacionamento com os municípios, gestão de obras e contratações, área pedagógica e funcionamento das políticas educacionais. Na quinta-feira, 14/12, foi a vez de dar destaque para os trabalhos das escolas que surgiram após estas mudanças administrativas que permitiram a elaboração e execução de políticas públicas mais assertivas para os estudantes da Rede Estadual. 

Estas transformações vigentes para a gestão 2023-2026 tiveram o intuito de destacar políticas como o Ensino Médio em Tempo Integral, a diversidade da étnico-racial, o combate à evasão escolar, os Estudos de Aprendizagem Contínua, o Todo Jovem na Escola, alfabetização na idade certa, Busca Ativa, além de fortalecimento da qualificação da infraestrutura das escolas, como os programas Lição de Casa e o Agiliza Educação, que visam dar celeridade às obras das instituições de ensino. 

Para brindar os avanços ocorridos após a execução destas políticas públicas, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, convidou escolas do Interior e da Capital para contarem seus feitos, inspirações e superações. Desde alunos que conheceram a NASA nos Estados Unidos, até alunos com algum grau de deficiência que escreveram livros e venceram desafios. Além disso, também foram apresentados os alunos que representaram o Rio Grande do Sul em eventos como o Jovem Senador e o Jovem Embaixador. 

Acompanhada da secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, a secretária Raquel Teixeira realizou a abertura do evento enaltecendo as mudanças no fluxo de trabalho para acelerar obras importantes e demandas antigas da Rede Estadual. Além disso, elogiou a parceria entre as secretarias para a resolução de problemas como a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul que trouxe estragos, principalmente do Vale do Taquari e no Vale dos Sinos. 

“Esta grande parceria com a secretária Izabel foi o maior presente que a infraestrutura das nossas escolas poderia receber. Eu já enalteci isso pessoalmente ao nosso governador, pois este trabalho integrado das Coordenadorias Regionais de Educação com a Coordenadorias Regionais de Obras Públicas fez toda a diferença para acelerar as obras e oferecer escolas bonitas, seguras e tecnológicas aos nossos alunos”, destacou a titular da pasta da Educação. 

Izabel Matte fez a sua intervenção afirmando que a Seduc é a maior demandante de obras entre as secretarias e que esta aproximação que desburocratiza reformas importantes qualifica a gestão pública e beneficia as comunidades escolares. 

“Eu só tenho a agradecer a este trabalho conjunto. Temos construído uma relação fundamental para a revitalização das nossas instituições e, juntamente com a subsecretaria de infraestrutura da Seduc, nós temos um setor exclusivo para construir espaços de excelência para os nossos estudantes. Este é o nosso desafio e a nossa missão”, declarou. 

Para celebrar e homenagear os professores e alunos de destaque da Rede Estadual, a secretária Raquel Teixeira chamou ao palco os principais projetos desenvolvidos. 

A 10ª Coordenadoria Regional de Educação esteve representada pela coordenadora Sara Cardoso esteve presente no evento.  A estudante Ana Luiza Pires, da Escola Elisa Valls, ganhadora do programa Jovem Senador edição 2023 foi uma das homenageadas nas “Entregas da Educação” que visa reconhecer os estudantes da rede estadual. 

A coordenadora Regional de Educação, Sara Cardoso, recebeu a homenagem pela professora Raiany Gremes, da Escola Dom Hermeto, que foi a escola mais leitora da plataforma de leitura “Leia Árvore” neste ano. 

Concurso Nacional Unificado terá prova no dia 5 de maio Anterior

Concurso Nacional Unificado terá prova no dia 5 de maio

Diretor da escola Lilia Guimarães é acusado de racismo Próximo

Diretor da escola Lilia Guimarães é acusado de racismo

Deixe seu comentário