URUGUAIANA JN PREVISÃO

Uso abusivo

Anvisa controla prescrição de zolpidem

Freepik/Iluistração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O medicamento é usado no tratamento da insônia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um maior controle na prescrição do medicamento zolpidem, usado no tratamento da insônia. A partir de 1º de agosto, será obrigatória a prescrição de qualquer remédio à base de zolpidem por meio da Notificação de Receita B (cor azul), pois o medicamento está na lista de substâncias psicotrópicas controladas no Brasil. Esse tipo de receita exige que o profissional tenha cadastro prévio na vigilância sanitária. 

A Anvisa decidiu alterar a forma de prescrição após um aumento nos relatos de uso abusivo do medicamento. A medida foi adotada devido ao crescimento no consumo de zolpidem e ao aumento nas ocorrências de eventos adversos relacionados ao seu uso. A análise da Anvisa mostrou que não há dados científicos que justifiquem um critério regulatório diferenciado para concentrações de até 10 mg do medicamento. 

De acordo com a agência reguladora, o zolpidem estava anteriormente enquadrado na lista de psicotrópicos, que é mais restrita, mas havia um adendo (número 4) que permitia a prescrição de medicamentos com até 10 mg de zolpidem pela receita branca em duas vias, seguindo as mesmas regras dos medicamentos da Lista de Substâncias Sujeitas a Controle Especial (C1), que não exigem cadastro do profissional na autoridade sanitária local. Com as mudanças, o adendo será excluído e a receita azul passará a ser obrigatória para todos os medicamentos com zolpidem, independentemente da quantidade presente. 


Excesso de telas por crianças pequenas reduz interações Anterior

Excesso de telas por crianças pequenas reduz interações

Obesidade aumenta o risco de desenvolver 32 tipos de câncer Próximo

Obesidade aumenta o risco de desenvolver 32 tipos de câncer

Deixe seu comentário