URUGUAIANA JN PREVISÃO

Sedac

Lançado edital de fomento a eixo formativo de festivais de artes cênicas

O Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) lançou ainda no mês de setembro o edital de Ações Formativas de Festivais de Artes Cênicas. A instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) vai contemplar vinte festivais de artes cênicas, com aporte financeiro de R$ 10 mil para cada um.

Os valores deverão ser aplicados na execução do eixo formativo dos eventos, em atividades como cursos, aulas, masterclasses e oficinas. A ideia é pulverizar os recursos pelo Estado e propiciar experiências formativas que promovam maior capacitação e descentralização do setor das artes cênicas. As inscrições nesta semana e os resultados serão divulgados em 24 de novembro.

Conforme a diretora do Ieacen, Gabriela Munhoz, o Estado conta com diversos festivais de artes cênicas que formam um importante circuito formativo, competitivo e artístico para os trabalhadores envolvidos nas produções. "A extensa cadeia produtiva por trás da montagem de um espetáculo do gênero contempla diversas áreas do conhecimento e estimula profundas reflexões sobre temas que influenciam diretamente a sociedade. Além disso, os festivais atraem moradores e visitantes para experiências formativas e vivências culturais, promovendo a educação e o fortalecimento do vínculo entre cidadãos e sua comunidade", explica.

No ano de 2022, o instituto promoveu um circuito formativo que viabilizou a contratação de 20 festivais, que ofereceram mais de 80 oficinas com um público total participante acima de mil pessoas. Como continuidade do projeto, foi elaborado um mapeamento e construção de um calendário de festivais de artes cênicas para o ano de 2023, ampliando a divulgação e facilitando o contato entre festivais, público e instituições relacionadas à cultura. 

Novo decreto regulamenta repasses da Lei Aldir Blanc Anterior

Novo decreto regulamenta repasses da Lei Aldir Blanc

ArBra realiza Mostra Pictórica Internacional Próximo

ArBra realiza Mostra Pictórica Internacional

Deixe seu comentário