URUGUAIANA JN PREVISÃO

Fogo Simbólico

Câmara guarda o Fogo Simbólico da Pátria

Ascom CMU - Na manhã de 20/8, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu o Fogo Simbólico, integrando as comemorações da Semana da Pátria 2025. A chama será conduzida à Pira da Pátria em 1º de setembro, abrindo oficialmente as solenidades cívicas.

Na manhã desta quarta-feira, 20/8, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu o Fogo Simbólico, unindo-se às comemorações da Semana da Pátria 2025. A chama permanecerá sob a guarda do Legislativo até o dia 1º de setembro, quando será conduzida à Pira da Pátria para a abertura oficial das solenidades cívicas do município. 

O Fogo foi conduzido em corrida rústica pelas Forças Armadas, pela Liga de Defesa Nacional (LDN) e por corredores de rua, desde a entrada da cidade até o centro. Chegando ao calçadão, no cruzamento das ruas Duque de Caxias e Bento Martins, formou-se uma corrente humana composta por servidores do Legislativo, membros da comunidade, estudantes da Escola Nossa Senhora do Horto, militares e representantes do Poder Executivo, que conduziram a chama de mão em mão até a frente do Legislativo. 

O ato contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Joalcei ‘Juca’ Gonçalves (PP) e dos vereadores Adenildo ‘Bispo’ Padovan (Podemos), Celso Duarte (PP) e Lilian Cuty (Republicanos); além do prefeito Carlos Alberto Delgado de David (PP), secretários municipais, e o coronel Orlando Pacheco Neto, Chefe do Estado-Maior, representando a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, e o presidente da Liga da Defesa Nacional – Núcleo Uruguaiana, Vander Manoel Freitas Corrêa. 

A cerimônia teve a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, seguida de alocução do professor e historiador Pedro Duarte, que destacou o significado da recepção e da guarda do Fogo Simbólico da Pátria. 

O simbolismo surgiu no Rio Grande do Sul em 1937, como representação do calor cívico do povo brasileiro. Desde então, percorre o território nacional como símbolo da união patriótica. No Estado, a tradição segue viva, com a chama sendo conduzida de município em município em uma manifestação cívica coordenada pela Liga da Defesa Nacional. 

PF indicia Bolsonaro e Eduardo em inquérito sobre sanções dos EUA Anterior

PF indicia Bolsonaro e Eduardo em inquérito sobre sanções dos EUA

PL prevê doação de cavalos apreendidos para instituições de equoterapia Próximo

PL prevê doação de cavalos apreendidos para instituições de equoterapia

Deixe seu comentário