GOVERNO DO ESTADO
Estado firma contrato com a Apae Uruguaiana para abertura de centro do TEAcolhe

Felipe Dalla Valle/Especial/JC - Cerimônia ocorreu em formato híbrido, na tarde desta quinta-feira
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), formalizaram a assinatura de um contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Uruguaiana para implantação de um novo centro de atendimento em saúde (CAS) do programa TEAcolhe. A iniciativa garante o cuidado especializado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias. O ex-prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello (PP), também participou da cerimônia.
A assinatura ocorreu em solenidade em formato híbrido, na tarde desta quinta-feira, 9/10. Em sua fala, Arita ressaltou a importância de ter agora, com Uruguaiana, 65 CAS do no Estado. “É lindo ver o quanto essas instituições fazem um trabalho técnico, mas também de acolhimento com as famílias atípicas. O legado que esses espaços deixam é de apoio, organizando as referências nas redes de atendimento para que tenham centros de atendimento cada vez mais próximos das pessoas que necessitam”, explicou a secretária.
“Ações como essa, fortalecem um atendimento tão especial como a APAE de Uruguaiana faz com pacientes autistas de toda nossa fronteira. Só temos a agradecer ao governador Eduardo Leite e a secretaria Arita”, disse Antunes.
O contrato garante um repasse anual de R$ 1,2 milhão para funcionamento do CAS Apae de Uruguaiana, dividido em parcelas mensal de R$ 100 mil. A meta mínima é de que ocorram 1,2 mil atendimentos ao mês, abrangendo pelo menos 150 usuários.
O novo centro será referência na terceira região de saúde, que inclui os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel.
A presidente da Apae Uruguaiana, advogada Claudia Maria Quintana Castro, agradeceu a oportunidade e confiança no trabalho. “É uma honra e uma alegria firmar esse contrato com o Estado. Esse momento é histórico para a nossa instituição, que tem como missão justamente fazer o bem para as pessoas que mais precisam”, pontuou a presidente.
A equipe multidisciplinar do novo CAS TEAcolhe será composta por psicólogo, psicopedagoga, fisioterapeuta, assistente social, terapeuta ocupacional e médico neurologista. A estrutura física dispõe de quatro salas de atendimento individual, uma sala de atendimento para grupos, dois consultórios, além de outros recursos e equipamentos tecnológicos.
TEAcolhe
O TEAcolhe é um programa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que visa organizar e qualificar a rede de atenção à saúde para pessoas com TEA em todas as regiões do Estado. Criado com base na Política Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com TEA, o programa promove ações articuladas com a rede assistencial local, garantindo atendimento ao longo de todo o ciclo de vida, com foco na inclusão, no suporte às famílias e no acesso a diagnósticos e terapias especializadas.
Em todo Estado, a Rede TEAcolhe é formada por oito centros macrorregionais de referência (sete deles em funcionamento e um em fase de contratação), 30 centros regionais de referência (29 deles em funcionamento e um em fase de contratação) 64 centros de atendimento em saúde (54 deles em funcionamento, quatro em processo de implementação e seis em fase de tramitação ou assinatura de contrato).
Deixe seu comentário