Juventude
Legislativo diploma Jovens Parlamentares

Ascom/CMU - O evento foi promovido pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó
A Poder Legislativo realizou, nesta sexta-feira, 22/8, a Cerimônia de Diplomação e Posse dos eleitos no projeto Jovens Parlamentares, que busca aproximar os jovens da política, oferecendo vivência prática do processo legislativo e estimulando a formação cidadã.
O evento foi promovido pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó em parceria com a Justiça Eleitoral, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus Uruguaiana e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na ocasião, foram diplomados 11 parlamentares titulares e cinco suplentes, além da eleição da Mesa Diretora. Durante a solenidade, os jovens prestaram juramento, comprometendo-se a respeitar a Lei Orgânica do Município e a exercer com lealdade e dedicação o mandato representativo concedido pelos alunos do IFFar.
O Projeto
A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma experiência cidadã significativa, desenvolver lideranças e estreitar os laços entre a juventude e o funcionamento do Poder Legislativo. O projeto experimental foi implementado com alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFFar e incluiu votações simuladas com o suporte da Justiça Eleitoral e uso de urnas eletrônicas; certificação e posse de 11 jovens parlamentares e seus suplentes; oficinas de formação e visitas institucionais aos Poderes Executivo, Judiciário e a entidades municipais; além de duas sessões ordinárias simuladas, com propostas reais criadas pelos próprios alunos.
As agremiações políticas fictícias foram inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, tornando o processo mais pedagógico, diverso e conectado com pautas importantes para a coletividade.
Com base nessa experiência inicial, a proposta é ampliar a iniciativa nos próximos anos, incluindo outras instituições de ensino, alunos do nível superior e até mesmo a implantação de uma futura “Câmara da Maior Idade”, voltada à inclusão cidadã de aposentados e pessoas idosas.
Os parlamentares
Cada Jovem Parlamentar terá como padrinho ou madrinha um vereador, que atuará como orientador ao longo do mandato:
Antônio Felipe Muniz Barreto terá como padrinho o vereador Joalcei ‘Juca’ Gonçalves (PP)
Giovana Castro Dal Osto terá como padrinho o vereador Adenildo ‘Bispo’ Padovan (Podemos);
Maria Antonia Fagundes Bach terá como madrinha a vereadora Márcia Fumagalli (Republicanos);
Maria Eduarda Dias Martines terá como madrinha a vereadora Lilian Cuty (Republicanos);
Maria Luiza de Sampaio Peres (Malu Sampaio) terá como padrinho o vereador Luís Fernando Peres (PDT);
Luís Bernardo de Almeida Martins terá como madrinha a vereadora Manoela Couto (PDT);
Anna Letícia Vasconcellos Baptista terá como padrinho o vereador Wagner ‘Mano Gás’ Garcia (Republicanos);
Verlei Tedy Moreira Filho (Verlei Gaúcho) terá como padrinho o vereador Egídio Carvalho (PP);
Vitória Salomão Estamado terá como madrinha a vereadora Stella Luzardo (União Brasil);
Layla Mohammad Rebhi Ali Tumalieh terá como padrinho o vereador Paulo Kleinubing (Podemos);
Amanda Izabelle Gonçalves Souza terá como padrinho o vereador Celso Duarte (PP).
Também foram diplomados, como suplentes, Eduard Witt Pereira, Cristian da Silveira Lopes, Valentyna de Oliveira Ramos, Valentine Neimaier e Rebeca da Silva Araújo.
Deixe seu comentário