URUGUAIANA JN PREVISÃO

Direitos

Autistas poderão portar alimentos e utensílios em estabelecimentos

Ilustração/Freepik - Autistas poderão permanecer em espaços público ou privado portando alimentos e utensílios de uso pessoal

O Poder Legislativo aprovou, nesta quinta-feira, 21/8, projeto de lei que permite que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ingressem e permaneçam em qualquer espaço público ou privado, portando alimentos para consumo próprio e utensílios de uso pessoal. 

A matéria é de autoria dos vereadores Egídio Carvalho (PP) e Anderson Cuco (PP)m atualmente licenciado. De acordo com a proposta, considera-se utensílios básicos de uso pessoal aqueles destinados à alimentação individual. 

Aqueles estabelecimentos que descumprirem a norma serão multados em 125 Unidades de Referência Municipal (URMs), cerca de R$ 500. Em caso de reincidência, o valor será dobrado. A receita arrecadada será destinada ao Conselho Municipal de Desporto. 

De acordo com a justificativa, o projeto surgiu da compreensão de que, para muitas pessoas com TEA, a presença de alimentos e utensílios familiares não é apenas uma conveniência, mas uma necessidade fundamental para a estabilidade sensorial e a alimentação adequada. Estudos apontam que entre 45% e 75% das crianças com TEA apresentam dificuldades alimentares, incluindo seletividade por tipos de alimentos e preferência por utensílios específicos. 


Legislativo diploma Jovens Parlamentares Anterior

Legislativo diploma Jovens Parlamentares

Uruguaiana recebe 1º Fórum da Tríplice Fronteira neste sábado Próximo

Uruguaiana recebe 1º Fórum da Tríplice Fronteira neste sábado

Deixe seu comentário