URUGUAIANA JN PREVISÃO

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Uruguaiana teve índice de 33,1% de abstenção em 2020

Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A campanha gerou um aumento significativo no número de solicitações de título

Nas últimas eleições municipais, mais de 28 mil eleitores de Uruguaiana não participaram da escolha de prefeito e vereadores


Nas últimas eleições municipais, em 2020, o município de Uruguaiana registrou uma abstenção de 33,10%, somando cerca de 28.655 mil eleitores que não foram até as urnas.

 
No ano em questão, cerca de 86 mil pessoas estavam aptas a votar, mas apenas 57.925 mil pessoas compareceram, totalizando 66,90% de votantes. Desse montante, 69% eram do sexo feminino e 65% do sexo masculino. O maior volume de eleitores tinha idade entre 35 e 39 anos.

 
O maior número de eleitores a se abster nas eleições de 2020 no município, foram jovens de 25 a 29 anos, sendo 35% do sexo masculino e 31% do sexo feminino.

 
Incentivo ao voto
Em abril deste ano, a Justiça Eleitoral promoveu uma campanha abrangente para incentivar o alistamento eleitoral entre jovens de 16 e 17 anos, uma faixa etária para a qual o voto é facultativo. A iniciativa incluiu o lançamento do documentário “Jovem – A Voz de Quem Faz História”, que apresentou a experiência de jovens que votaram pela primeira vez e a jornada daqueles que decidiram esperar pela maioridade para exercer seu direito de voto.

 
A campanha também contou com a veiculação nacional do spot publicitário “Título na mão é sossego na eleição”, exibido até 7 de maio. O objetivo principal foi informar e estimular a regularização do título eleitoral, preparando os jovens para as Eleições Municipais de 2024, que ocorrerão em 6 de outubro.

 
Durante a Semana do Jovem Eleitor, realizada de 18 a 22 de março, o TSE lançou a iniciativa “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral”. Esta ação visou engajar os jovens através das redes sociais e parcerias com organizações e influenciadores, destacando a importância do alistamento eleitoral. A campanha gerou um aumento significativo no número de solicitações de título, com mais de 417 mil jovens requisitando a primeira via do documento nos dois primeiros meses do ano.

 
Essas medidas são parte de um esforço contínuo para aumentar a participação jovem na vida política do país, garantindo que esse eleitorado inicie sua jornada cívica com consciência e preparo adequados.

Lula visita RS enquanto Eduardo Leite cumpre agenda em Uruguaiana Anterior

Lula visita RS enquanto Eduardo Leite cumpre agenda em Uruguaiana

SOS Voto: canal busca denunciar mentiras sobre as Eleições Próximo

SOS Voto: canal busca denunciar mentiras sobre as Eleições

Deixe seu comentário