URUGUAIANA JN PREVISÃO

Dezembro vermelho

Uruguaiana possui cerca de 2 mil pessoas com HIV cadastradas

O mês de dezembro marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, que chama atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo e causa a aids, a síndrome da imunodeficiência humana. 

Em Uruguaiana, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Política Municipal de IST/AIDS e HV de Uruguaiana, lança a campanha “Testar para prevenir”, com o objetivo de incentivar a população do município a incorporar o teste de HIV como rotina de saúde. 

O objetivo da Campanha de 2023, é ampliar o acesso ao diagnóstico, estimulando a testagem para detecção do vírus HIV como rotina da saúde da população sexualmente ativa. A Campanha Dezembro Vermelho é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids, reforçando na população a importância da Prevenção Combinada.  

Segundo a responsável pelo setor DST/Aids em Uruguaiana, Cida Boffil, o município possui cerca de 2 mil pessoas com a doença cadastradas. Essas pessoas são atendidas pelo Sistema Único de Saúde local. “Em grande maioria são homens, na faixa etária dos quarenta anos, sexualmente ativos. Além do encaminhamento e acompanhamento durante o tratamento, o setor auxilia no respaldo psicológico para essas pessoas”, disse ela.  

Dezembro Vermelho  

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, é reforçada a importância das ações de prevenção e promoção nos territórios incentivando o diagnóstico precoce através do Teste Rápido. No dia 1º de dezembro das 9h às 17h a carreta da saúde estará em frente a SMS para realização de testagem rápida HIV, Sífilis e Hepatites B e C, distribuição de preservativos e material informativo sobre HIV/Aids, rodas de conversa com profissionais da área da Saúde e universitários, orientações e informações para população em geral.  

O acolhimento e oferta de testagem rápida irá acontecer durante todo o mês em todas as Estratégias da Saúde da Família, ESF Itinerante, Policlínica, Consultório na Rua, CAPS, CAPS AD, Saúde Mental e no setor de Saúde da Mulher.  

O dia D da campanha Dezembro Vermelho e Laranja (prevenção contra o câncer de pele) acontece no dia 2 de dezembro, das 8h às 12h em frente a SMS. Serão realizadas atividades de conscientização do câncer de pele, HIV/Aids e IST-, oferta de testes rápidos e exames de prevenção do câncer de pele.  

No dia 5 de dezembro serão realizados testes rápidos na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), das 8h30min às 11h30min e das 17h às 19h30min. Além dos testes rápidos haverá distribuição de preservativos e rodas de conversa. 

No dia 6 de dezembro acontece o lançamento do Guia Interações Medicamentosas e Antirretrovirais, “Guia Rápido para consulta na prática clínica médica e farmacêutica “e “Guia de orientações para o uso racional e adequado da Terapia Antirretroviral” para Equipe Técnica Médicos e Farmacêuticos do Setor IST/AIDS e Usuários, elaborado pela Farmacêutica Ana Cristina Rodrigues da Silva, Dissertação de Mestrado Unipampa.  

No dia 7 de dezembro a campanha de testagem rápida acontece para os Conscritos no 22º GAC, das 8h às 11h30min.  


Feira do Livro recebeu 12 mil pessoas no domingo Anterior

Feira do Livro recebeu 12 mil pessoas no domingo

Inaugurado banco de leite da Santa Casa Próximo

Inaugurado banco de leite da Santa Casa

Deixe seu comentário